Topo

Agência de aviação fala em 1 ano para determinar causa de acidente com Kobe

Local do acidente de Kobe Bryant

Juliana Borba

Colaboração para o UOL, em Los Angeles (UOL)

27/01/2020 20h16

O National Transportation Safety Board (NTSB), órgão federal de segurança no transporte dos Estados Unidos promove ainda nesta segunda-feira (27) uma coletiva de imprensa para divulgar dados preliminares do acidente com o helicóptero modelo Sikorsky S-76B em Calabasas, California, na manhã do último domingo. A aeronave levava o ex-jogador de basquete do Los Angeles Lakers, Kobe Bryant, uma de suas filhas, Gianna Bryant, 13, e mais sete pessoas.

Contatado pelo UOL, o porta-voz da Divisão Pacífico da Federal Aviation Administration (FAA), Ian Gregor, disse que a investigação, liderada pelo NTSB, pode levar mais de um ano para determinar a causa mais provável do acidente. Entre os fatores considerados pela FAA para chegar a um diagnóstico estão a violação do Título 14 do Código Federal de Regulamentos (14 CFR), falhas no controle de tráfego aéreo, condições do helicóptero e registros de manutenção.

Uma das maiores questões é se a névoa densa que cobria os céus de Los Angeles na manhã de domingo teve papel fundamental no acidente. Gregor afirma que o homem até agora identificado como sendo o piloto responsável pelo vôo era certificado para voar por instrumentos (quando a visibilidade para vôo está comprometida).

O helicóptero decolou do aeroporto John Wayne, em Orange County - onde Kobe Bryant residia - às 9:06 do horário local e se deslocava para o Mamba Sports Academy, em Newbury Park, no condado de Ventura, também na California.