Topo

Donald Trump lamenta morte de Kobe Bryant: "Que notícia terrível"

Kobe Bryant  - Getty Images
Kobe Bryant Imagem: Getty Images

Do UOL

26/01/2020 18h08

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou no Twitter sobre a morte do astro do basquete Kobe Bryant hoje, em um acidente de helicóptero na Califórnia.

"Há relatos de que o grande jogador de basquete Kobe Bryant e outros três foram mortos em um acidente de helicóptero na Califórnia. Que notícia terrível!", lamentou Trump, em seu perfil oficial no Twitter.

Além do republicano, também prestaram homenagens a Bryant celebridades como Ellen DeGeneres e Justin Bieber, além de colegas atletas.

.

O acidente

A polícia de Los Angeles informa ter recebido uma ligação de emergência às 9h47 do horário local (15h47 no horário de Brasília). As viaturas enviadas ao local encontraram um incêndio que sucedeu a queda do helicóptero. Quando os bombeiros puderam checar a aeronave, informou a polícia de LA em entrevista coletiva, já não havia sobreviventes. O piloto e oito passageiros morreram.

A polícia ainda não identifica Kobe Bryant como uma das vítimas pois espera o trabalho dos legistas, mas a morte do ídolo dos Los Angeles Lakers foi confirmada por jornais norte-americanos e dezenas de amigos e ex-companheiros de Kobe. Em comunicado oficial, o comissário da NBA, Adam Silver, escreveu que a liga "está arrasada com a morte trágica de Kobe Bryant e sua filha Gianna".

Em entrevista coletiva, o xerife de LA, Alex Villanueva, informou que os bombeiros e paramédicos levaram oito minutos para chegar ao local da queda - em uma colina de Calabasas. Mas foi preciso uma hora para extinguir o incêndio resultante do acidente, que tinha cerca de 1.000 m² de extensão. A demora se justificaria pela reação química da fuselagem do helicóptero em meio ao fogo, explicou Villanueva, citando o magnésio como principal fator.

As causas do acidente estão sendo investigadas pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla original), como geralmente ocorre em casos do tipo.