Topo

Após interferência e eliminação de Medina, Caio Ibelli relata ameaças

Caio Ibelli durante etapa de Lemoore, na Califórnia, única do circuito da WSL disputada em piscina de ondas - Sean M. Haffey/AFP
Caio Ibelli durante etapa de Lemoore, na Califórnia, única do circuito da WSL disputada em piscina de ondas Imagem: Sean M. Haffey/AFP

Do UOL, em São Paulo

23/10/2019 21h38

A classificação do surfista Caio Ibelli para as quartas de final da etapa de Peniche, em Portugal, ainda rende polêmicas na web. Ibelli recebeu diversos ataques na web por ter avançado após a eliminação do compatriota Gabriel Medina, que cometeu uma interferência em onda que seria do adversário.

"O que aconteceu na nossa bateria não foi legal nem pra mim que passei. Saí da bateria totalmente quieto, semblante fechado, respeitando o Medina, o time dele e a situação. Eu e minha família ficamos sem dormir e foram tristes os ataques que recebemos durante esse tempo, muitas vezes por pessoas que não surfam ou são fãs do esporte. Recebemos todos tipos de mensagens. Foi muito triste ver minha mãe daquela maneira lendo os comentários sobre o filho", comentou Ibelli em sua conta no Instagram.

Durante a bateria disputada no domingo, Medina tentou pegar uma onda para a qual Ibelli tinha prioridade. A movimentação provocou sua eliminação, deixando o surfista com 3,700 pontos na etapa.

"Em momento algum quis causar interferência ou tentar prejudicar o meu adversário. Só segui o que o juiz e a placa me mostravam e naquele momento estava tentando reverter a situação com o meu surf", continuou Ibelli.

O erro pode custar o título de Medina no campeonato e mesmo uma das duas vagas olímpicas destinadas a brasileiros. Ele ainda lidera oo ranking da WSL, a liga mundial de surfe e pediu revisão da decisão.

"Eu e Caio pegamos a mesma onda e cada um foi para um lado. A minha onda foi mais curta e a dele foi mais longa. Tanto que enquanto eu voltava para o outside, ele ainda estava surfando a onda dele. Quando cheguei no fundo, tinha tanta certeza que a prioridade era minha que não olhei para a placa de prioridade. Para minha surpresa, quando veio a onda seguinte, acabei indo porque estava seguro que a prioridade era minha. Acabei levando a interferência", escreveu Medina no mesmo dia em sua conta oficial do Instagram.

A WSL revisou o lance e manteve a decisão; Medina segue eliminado da etapa.

"A WSL postou a versão oficial do porquê a decisão foi mantida e está lá para quem quiser ver ou tem dúvidas" Eu só sou um surfista profissional fazendo o que mais amo na vida e estarei na terceira bateria das quartas-de-finais tentando o meu melhor para ir longe nesse evento", finalizou Ibelli.

Ouça o podcast Posse de Bola, a mesa redonda do UOL sobre futebol, com Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas