Topo

Chester Williams, campeão de rúgbi pela África do Sul, morre aos 49 anos

Chester Williams (de verde) joga rúgbi pela África do Sul - Reprodução
Chester Williams (de verde) joga rúgbi pela África do Sul Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/09/2019 20h14

O ex-jogador de rúgbi Chester Williams, que virou um herói da África do Sul ao vencer a Copa do Mundo em 1995, morreu hoje aos 49 anos após um ataque cardíaco.

Chester foi o único jogador negro da seleção sul-africana na conquista do mundial, sendo decisivo na fase eliminatória até chegar à final contra a Nova Zelândia. Ele se aposentou em 2001, chegou a treinar a equipe da África do Sul de rúgbi e atualmente trabalhava na Universidade do Cabo Ocidental.

Mark Alexander, presidente da Seleção Sul-Africana de Rugby Union, ficou chocado ao saber da morte do ex-atleta e lamentou. "A notícia da morte de Chester é devastadora e difícil de acreditar, já que ele era jovem e parecia em boa saúde".

"Chester foi um verdadeiro pioneiro no rúgbi sul-africano e suas atuações na Copa do Mundo em 1995 estarão para sempre gravadas nos corações e mentes de nossos fãs."

"Como membro da classe Springbok de 1995, Chester não era apenas conhecido na fraternidade de rúgbi, mas era um sul-africano muito amado, cuja influência se estendia mais do que apenas o mundo do rúgbi", acrescentou.

A vitória no mundial, que aconteceu logo no início do governo de Nelson Mandela, foi retratada no filme Invictus (2009), de Clint Eastwood. Mandela usou a conquista como uma tentativa de unir o país após enfrentar décadas de segregação racial pelo regime do Apartheid.