Topo

Pan 2019

Anitta, Nego do Borel e axé representam música brasileira no Pan de Lima

Anitta e Nego do Borel - Reprodução/Rede Globo
Anitta e Nego do Borel Imagem: Reprodução/Rede Globo

Adriano Wilkson

Do UOL, em Lima (Peru)

11/08/2019 04h00

A música brasileira esteve em alta nos Jogos Pan-Americanos de Lima, que se encerram hoje (11) após duas semanas de competições. E entre as canções escolhidas para representar o país, as mais escutadas foram hits dos funkeiros Nego do Borel e Anitta, além de clássicos do axé baiano.

"Bang", de Anitta, e versões em português e espanhol de "Você partiu meu coração", de Nego do Borel, foram tocadas com frequência para animar o público das competições. Clássicos do axé baiano como "Dança da Manivela" (Asa de Águia) e "Olha a Onda" (Tchakabum) também estiveram entre as favoritas dos DJs do Pan.

"Parece que o axé é bastante popular aqui. Os peruanos adoram", disse a americana Christy Nicolay, produtora da VWSE Productions, responsável pela escolha das canções. Nicolay explica que das cerca de 7.000 músicas da playlist do Pan, entre 500 e 1.000 são brasileiras.

Boa parte do repertório foi selecionado pelo DJ Yuri Almeida, diretor musical da Olimpíada do Rio, que morreu aos 41 anos dias após o encerramento dos Jogos. Almeida também foi responsável por versões em samba de canções populares em estádios de futebol e outros eventos esportivos. Contratada para fazer a música do Pan, a VWSE importou parte do repertório do Rio para o Pan de Lima.

A execução dessas canções é responsabilidade de DJs já conhecidos do público que foi aos Jogos de 2016. "Estamos usando bastante Anitta e Nego do Borel. Temos aqui muitos DJs que estiveram no Rio e esse deve ser o motivo de estarmos ouvindo música brasileira", afirmou Nicolay.

Além dos funkeiros, o Brasil está representado com canções de Tim Maia e Jorge Benjor. Na playlist do Pan também há hits internacionais e peruanos, como a canção "Cariñito", usada em flash mobs produzidos pela organização, e que costuma levantar o público.

A cerimônia de encerramento do Pan de Lima acontece hoje, às 20h30 (de Brasília).