Topo

Vela ganha mais três ouros e fecha Lima com sua melhor campanha em Pan

Martine Grael e Kahena Kunze são campeãs da classe 49erFX - Jonne Roriz/COB
Martine Grael e Kahena Kunze são campeãs da classe 49erFX Imagem: Jonne Roriz/COB

Do UOL, em São Paulo

10/08/2019 15h30

O Brasil garantiu mais três medalhas de ouro na vela nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, para terminar sua melhor participação no evento, com cinco douradas, além de duas pratas e dois bronzes. Nesta sábado, Martine Grael e Kahena Kunze confirmaram a medalha na classe 49er FX, enquanto Bruno Lobo venceu na kite e Matheus Dellagnelo na sunfish.

A participação brasileira iguala o número de ouros de Guadalajara-2011, mas supera com uma prata e um bronze a mais, além de igualar o maior número de medalhas já atingido, com as nove de Winnipeg-1999, edição na qual o Brasil teve apenas um ouro.

Campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze no Rio-2016, terminaram a regata final da classe 49er FX na terceira posição, o suficiente para garantir o título pan-americano para a dupla brasileira. Elas já tinham o ouro garantido desde a última quinta-feira (8), precisando apenas completar a medal race para a confirmação do ouro.

Matheus Dellagnelo comemora o ouro na classe sunfish - Jonne Roriz / COB
Matheus Dellagnelo comemora o ouro na classe sunfish
Imagem: Jonne Roriz / COB

Bruno Lobo chegou na última regata liderando a classe Kite e também conseguiu a medalha de ouro ao vencer a medal race, seguido pelo uruguaio Nicolas Landauer, que ficou com a prata, enquanto o mexicano Xantos Villegas fechou na terceira colocação e ficou com o bronze.

Matheus Dellagnelo também era líder antes de iniciar a medal race na classe sunfish e terminou na segunda colocação, atrás apenas do barco peruano, para confirmar a medalha de ouro, enquanto a prata ficou com o canadense Luke Ramsay e o bronze com o peruano Renzo Sanguineti.

Ontem (9), a vela brasileira já havia faturado dois ouros - Patrícia Freitas na classe RS:X (prancha-vela) e Gabriel Borges e Marco Grael na classe 49er.

Bruno Lobo conquistou o ouro na classe kite - Jonne Roriz/COB
Bruno Lobo conquistou o ouro na classe kite
Imagem: Jonne Roriz/COB

Quem também garantiu medalha neste sábado foi o trio formado por Claudio Biekark, Isabel Ficker e Gunnar Ficker. Eles brigavam pelo título na classe lightning, mas ficaram com a prata após terminarem a última regata na terceira posição. Concorrentes diretos na disputa, os argentinos Javier Conte, Paula Salerno e Ignacio Giammona venceram a medal race e ficaram com o ouro.

Já na classe Snipe, Juliana Duque e Rafael Martins levaram o bronze. A dupla iniciou o dia com chance de título, mas ficou com o terceiro lugar no pódio ao completar a regata final na segunda posição - como os uruguaios finalizaram em último, bastava os brasileiros venceram para ficarem com o primeiro lugar.

Os brasileiros só não conseguiram medalhas em duas classes no Pan de Lima. Brenno Francioli terminou em quarto lugar na RS:X (prancha-vela), enquanto Gabriella Kidd foi apenas a oitava colocada na Laser Radial.

Errata: o texto foi atualizado
Ao contrário do que foi informado na legenda da foto, Martine Grael e Kahena Kunze deram ouro para o Brasil na classe 49erFX, e não na 40erFX.