Topo

Pan 2019

Leo de Deus substitui nadador suspenso por doping no Pan

Léo de Deus faz careta depois da prova dos 400m livre em Toronto - Danilo Borges/Ministério do Esporte/Divulgação
Léo de Deus faz careta depois da prova dos 400m livre em Toronto Imagem: Danilo Borges/Ministério do Esporte/Divulgação

Demétrio Vecchioli

Do UOL, em Lima (Peru)

25/07/2019 13h19

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou nesta quinta-feira (25) uma substituição na lista de convocados para os Jogos Pan-Americanos de Lima. Sai Gabriel Santos, que nadaria o revezamento 4x100m livre mas foi suspenso por doping, e entra Leonardo de Deus. André Calvelo, que também estava na expectativa de disputar seu primeiro Pan, vai ter que esperar mais quatro anos. O COB ainda não confirma a troca.

A substituição de Gabriel vinha sendo discutida há um mês, desde que a Federação Internacional de Natação (Fina) informou que o nadador do Pinheiros havia sido flagrado em exame antidoping. Em estratégia decidida conjuntamente entre atleta, clube e CBDA, foi feita uma solicitação para que o julgamento ocorresse o quanto antes. Se ele fosse absolvido, poderia disputar o Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju (Coreia do Sul) e o Pan.

O julgamento aconteceu na sexta-feira passada, e ele recebeu um ano de suspensão, o que o tira inclusive da seletiva olímpica brasileira do ano que vem e, consequentemente, da Olimpíada. Ele ainda pode recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Simultaneamente a esse processo, CBDA e COB discutiram a mudança na lista de convocados. A confederação alegava que os critérios previamente definidos apontavam para Calvelo, que foi o quinto colocado nos 100m livre na seletiva. Mas o documento avisa que só seriam chamados atletas para revezamentos que não estivessem completos. O Brasil já tem Marcelo Cheirighini, Breno Correia, Pedro Spajari (que se classificaram para o revezamento) e Bruno Fratus, que foi o melhor da equipe que ficou em sexto no Mundial. Além deles, João de Lucca, inicialmente convocado para o 4x200m, também foi finalista dos 100m livre no Troféu Brasil.

Ainda que a presença de Calvelo fizesse pouca diferença na única prova que poderia nadar, a CBDA institiu em sua convocação. Mas foi impedida porque a própria confederação não o inscreveu previamente em uma "lista larga", enviada ao Comitê Organizador do Pan no início do ano com todos os atletas que supunham poder atingir o índice. Fora dessa lista larga, ele não poderia substituir Gabriel.

Aí prevaleceu a vontade e o entendimento do COB sobre os critérios. O veterano Leonardo de Deus, que chegou a entrar na Justiça Desportiva para ser convocado, ficou com a vaga. Ele não nadou bem a seletiva brasileira e ficou só em 17º em um ranking no qual os 16 primeiros seriam chamados. Agora, poderá nadar os 200m costas e os 200m borboleta. Nessa última prova, foi finalista do Mundial e será favorito ao ouro em Lima.

Leo de Deus tem cinco medalhas em Jogos Pan-Americanos. Em Toronto-2015, ele ganhou os 200m borboleta e foi bronze nos 200m costas e nos 400m livre. Em Lima, a competição de natação do Pan será realizada só na última semana. As primeiras provas são no dia 6 de agosto, seguindo até o dia 10. O Brasil terá 16 homens e 16 mulheres.