Topo

Promessa da natação é youtuber e tem aposta com Neymar por medalha olímpica

 Nadador André Calvelo representa o Brasil na Olimpíada da Juventude - Satiro Sodré/CBDA
Nadador André Calvelo representa o Brasil na Olimpíada da Juventude Imagem: Satiro Sodré/CBDA

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/10/2018 04h00

Quando cair na piscina do Centro Olímpico de Buenos Aires, o nadador André Calvelo estará de olho em mais do que medalhas para o Brasil na Olimpíada da Juventude: Youtuber nas horas vagas, o jovem de Praia Grande mantém um canal com vídeos sobre o esporte com 602 inscritos. Mas o "Calvelo Crazy" terá um empurrão para crescer se o velocista de 18 anos voltar com medalha no peito: Neymar, seu amigo, disse vai ajudar a “bombar” o projeto em caso de medalha.

“Ele vai postar meu canal no stories dele do Instagram, mas só se ganhar medalha. Temos essa aposta. A Carol Dantas, mãe do Davi [filho do jogador], trocou minhas fraldas, é amiga da minha mãe. Eu estava sempre na casa dela. Conheci o Neymar assim. Se pintar medalha em Buenos Aires, mil inscritos vai ser pouco”, disse ele ao UOL Esporte.

André não tem uma rotina exata de postagens, e afirma que só coloca algo na rede quando está bem consigo mesmo. Com a ajuda de um editor, ele garante que ganhar dinheiro não é o objetivo número 1, mas está em busca de equipamento melhor para melhorar a qualidade do material.

NADADOR - Jonne Roriz/Exemplus/COB - Jonne Roriz/Exemplus/COB
Imagem: Jonne Roriz/Exemplus/COB

Os fãs do canal não devem esperar uma guinada radical no estilo das postagens, já que ele garante que a natação tem a prioridade no conteúdo, apesar dos pedidos contrários:

“O pessoal me pede para fazer "trollagem" para ganhar visualização, mas fico pensando em como quero ser conhecido. Por enquanto é 100% voltado para a natação mesmo”.

Morador de Santos, André jogou futsal e vôlei pelo clube da Vila Belmiro. Meio sem querer, chegou nas piscinas e não parou. Do mergulho “acidental” até aqui, a promessa dos 50m e 100m livres está entre os nadadores com melhor tempo em todo mundo dentro de sua faixa etária.

“Nos mudamos para uma casa com piscina em Santos, mas era um portão bem baixo que separava. Meus pais saíram, eu e meu irmão pulamos o portão, caímos na água e minha mãe viu a necessidade de fazer a gente aprender a nadar”, recordou.

Já instalado na Vila Olímpica da Juventude, o atleta colocou em seu canal um vídeo com suas primeiras impressões sobre as instalações. Segundo ele, vídeos agora apenas após as provas. Para ele, as atenções se voltam para a competição. No que depender de sua confiança, Neymar terá de pagar a aposta.