Topo

Depois de trabalhar na Rio-2016, árbitra fará história no rúgbi inglês

Sara Cox será a 1ª mulher a arbitrar um jogo das três primeiras divisões da Inglaterra - @SaraCoxRef/Twitter
Sara Cox será a 1ª mulher a arbitrar um jogo das três primeiras divisões da Inglaterra Imagem: @SaraCoxRef/Twitter

Do UOL, em São Paulo

17/02/2017 22h33

Você provavelmente não conhece Sara Cox, mas ela está prestes a fazer história no rúgbi mundial – e sem ao menos tocar em uma bola da modalidade.

Aos 26 anos, ela será a árbitra responsável pela partida deste sábado entre Loughborough e Plymouth, válida pela National League One, a terceira divisão da liga inglesa de rúgbi. Será a primeira vez na história que uma mulher conduzirá a arbitragem de um jogo nas três primeiras divisões da modalidade na Inglaterra.

Animada com o que chamou de “grande oportunidade”, a árbitra tenta controlar a empolgação. Ao mesmo tempo, Sara tenta se adaptar à novidade.

“Não vejo diferença entre a minha situação e a de meus colegas homens neste nível”, disse ela, em entrevista à rádio BBC 1 Newsbeat. “Desde que eles (jogadores) me respeitem, não importa muito.”

A carreira de Sara Cox no rúgbi, entretanto, começou muito antes. Aos 16 anos, a britânica precisou deixar de jogar o esporte por conta de uma lesão. Na época, chegou a participar de seletivas para seleções de base do país.

“Foi nessa época que eu disse: ‘já deu para mim como jogadora, o que mais eu posso fazer?’”, contou. “Eu não estava pronta para ser treinadora na época, então tentei virar árbitra. E aqui estou eu agora”, acrescentou.

Experiência internacional (no Brasil)

Embora vá arbitrar um jogo da National League One pela primeira vez, Sara Cox tem experiência internacional no currículo. Em 2016, ela trabalhou em partidas de rúgbi sevens dos Jogos Olímpicos, disputados no Rio de Janeiro – e adorou.

“O Rio foi um grande marco na minha carreira”, assegurou. “Estar envolvida em um evento tão prestigioso foi definitivamente para o meu currículo. Tenho um monte de lembrancinhas”, contou.