Topo

Pequeno Hércules ficou famoso por músculos. Agora, largou peso e virou ator

Richard era conhecido como Pequeno Hércules - Reprodução
Richard era conhecido como Pequeno Hércules Imagem: Reprodução

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

29/11/2016 06h00

Richard Sandrak ficou famoso no fim da década de 90. Com apenas quatro anos, o “Pequeno Hércules” ocupou os principais noticiários do mundo devido aos seus músculos precoces. No Brasil, o garoto chegou a ser alvo de reportagem do Fantástico. Passados quase 20 anos, sua vida mudou completamente. Agora, o ucraniano não quer saber mais de levantar peso e se tornou dublê na Universal Studios, em Orlando.

“Eu não levanto peso mais. Isso se tornou muito chato para mim”, disse Richard, que está longe de ter um corpo definido. Sua missão diária é se jogar de uma plataforma de 50 metros fingindo que está pegando fogo.

Largar o mundo de fisiculturismo de Sandrak teve relação com uma situação complicada em sua família. Quando estava com 11 anos, seu pai Pavel foi preso, acusado de violência doméstica contra sua mãe, Lena. Neste dia, a mulher ficou com ferimentos no punho e quebrou o nariz. A polícia foi chamada por Richard.

Pavel era considerado o grande responsável pela dedicação do menino aos exercícios. O pai do garoto era alvo de muitas críticas pelo treinamento que incluía 600 flexões e abdominais por dia, além de 300 agachamentos e levantar peso – com oito anos, ele levantava 95 quilos.

“Meus pais costumavam treinar o tempo todo e eu queria fazer parte. Era minha escolha, nunca fui forçado, nunca foi um problema”, afirmou.

De acordo com o documentário O Menino Mais Forte do Mundo, Sandrak chegou a levantar três vezes o peso do seu corpo e tinha apenas 1% de gordura corporal.

Os dados de Richard sempre levantaram a suspeita em relação ao que o menino tomava. Sua mãe nunca admitiu uso de esteroides para fortalecê-lo, apesar de especialistas considerarem impossível que um garoto de sua idade tivesse tamanha quantidade de testosterona.

“Eu tenho muito orgulhoso do meu passado. Eu apenas não quero mais levantar peso, parei com isso”, finalizou.

Sandrak ainda faz exercícios físicos para manter a forma, mas nada de levantar peso. Sua rotina basicamente tem exercícios aeróbicos, com corrida e skate. O sonho do Pequeno Hércules agora é ser engenheiro.