Topo

Atleta desiste de buscar vitória e ajuda irmão em fim dramático no triatlo

Do UOL, em São Paulo

19/09/2016 08h17

A etapa final do circuito mundial de Triatlo, disputada em Cozumel, no México, ficou marcada por uma cena que ficará eternizada na história da modalidade. Brigando pela vitória na prova realizada na noite de domingo, o britânico Alistair Brownlee desistiu da disputa com o sul-africano Henri Schoeman para ajudar seu irmão Jonathan Brownlee a cruzar a linha de chegada.

Com o empurrão do irmão, Jonathan terminou em segundo e desabou no chão diante do desgaste sofrido na prova que se encerrou após 10 km de corrida. Alistair, que é bicampeão olímpico, ficou em terceiro e recebeu intensos aplausos do público presente.

A ajuda ao irmão mais novo também é explicada pela disputa do título do circuito. Se vencesse a etapa final e o espanhol Mario Mola ficasse abaixo do quarto lugar, Jonathan Brownlee conquistaria o troféu da temporada. E a situação era essa até o quilômetro final, quando o britânico sucumbiu no calor mexicano.

Mesmo com a ajuda do irmão, o segundo lugar na prova foi insuficiente para Jonathan garantir o título, já que Mola ficou em quinto e garantiu quatro pontos de vantagem na classificação final. Porém, o sentimento dos irmãos britânicos ao fim da disputa não teve nada de decepção. E sim de alívio.

"Foi uma reação natural do ser humano com um irmão, mas para qualquer um eu teria feito a mesma coisa. Eu acho que é o mais próximo da morte que você pode estar no esporte”, disse Alistair.

Jonathan, que ficou com a prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro após ser ultrapassado pelo irmão na corrida, postou uma foto no hospital agradecendo a Alistair. Ele sofreu desidratação durante a prova, mas se recupera bem.

“Não era como eu esperava terminar a temporada, mas eu deixei tudo. Obrigado, Alistair. Sua lealdade é incrível”, escreveu.