Topo

Djokovic desbanca Messi e leva Oscar do Esporte; Daniel Dias ganha prêmio

Do UOL, em São Paulo

18/04/2016 17h16

O tenista Novak Djokovic superou o argentino Lionel Messi e conquistou o prêmio Laureus deste ano na categoria Melhor Esportista masculino. Serena Williams foi a vencedora entre as mulheres. Na premiação, realizada em Berlim nesta segunda-feira (18), apenas um brasileiro foi escolhido: Daniel Dias, da natação paraolímpica.

Djokovic encarou concorrência pesada na categoria, tendo como adversários o Messi (Bola de Ouro da Fifa), Stephen Curry (MVP da última temporada da NBA), Usain Bolt, Lewis Hamilton e o golfista Jordan Spieth, mas saiu do evento premiado pela terceira vez - ele havia vencido em 2012 e 2015. Já Serena Williams ganhou seu quarto Laureus, terceiro como Melhor Esportista entre as mulheres. 

Esse foi o terceiro prêmio de Daniel Dias. A primeira vez que o brasileiro levou o Laureus foi em 2009, repetindo em 2013. Na edição de 2016, ele superou Marie Bochet, do esqui na neve; Liu Cuiqing, do atletismo;  Omara Durand, também do atletismo;  Pieter Du Preez, do ciclismo; e Leung Yuk Wing, da bocha.

Com o título feminino, Serena Williams se torna a primeira mulher a conquistar o Laureus em três oportunidades. Antes da premiação de 2016, a norte-americana estava empatada com a russa Yelena Isinbayeva, do salto com vara. Durante a última temporada, a tenista conquistou três dos quatro Grand Slams possíveis: Aberto da Austrália, Roland Garros e Wimbledon.