Topo

Em 1º Laureus no Brasil, Daniel Dias leva segundo "Oscar" do esporte

11.mar.2013 - O nadador brasileiro Daniel Dias no tapete vermelho do prêmio Laureus  - Getty Images
11.mar.2013 - O nadador brasileiro Daniel Dias no tapete vermelho do prêmio Laureus Imagem: Getty Images

Roberta Nomura e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/03/2013 20h08

O nadador e paratleta Daniel Dias entrou nesta segunda-feira, definitivamente, para a história do esporte brasileiro. Dias recebeu nesta noite mais um Prêmio Laureus e tornou-se o primeiro brasileiro a ser agraciado duas vezes (2009 e 2013) com “Oscar” do esporte.

“Estou muito feliz. É uma emoção muito diferente. Da outra vez não teve toda essa festa, esse glamour. Acontecendo na minha casa ainda, é uma experiência que vou levar para sempre comigo. Fiquei surpreso e nem sei o que falei ali no palco, porque estava muito nervoso", disse Dias, em entrevista coletiva logo após a premiação.

O prêmio Laureus, categoria paratleta, foi dado a Dias em cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Essa também é a primeira vez que a festa do “Oscar” do esporte ocorre no Brasil.

Na premiação, Dias superou o também brasileiro Alan Fonteles (atletismo), Alex Zanardi (ciclismo), Johanna Benson (atletismo), Patrick Anderson (basquete) e David Weir (corrida de cadeira de rodas). Dias foi eleito o paratleta do ano em votação com membros do Academia Laureus e jornalistas.

Dias tem 24 anos e nasceu com má formação dos braços e da perna direita. Ele só começou a nadar aos 16 anos. Hoje, ele é detentor do recorde mundial nas provas de 100m e 200m livre, 100m costa e 200m medley em sua categoria de natação paraolímpica.

Dias já ganhou 15 medalhas olímpicas, juntando Beijing-2008 e Londres-2012. Michael Phelps, maior atleta olímpico de todos os tempos, já ganhou 22.