UOL Esporte Últimas Notícias
 
26/02/2011 - 09h00

EUA podem financiar obras para Copa-2014 e Olimpíadas-2016

Patrícia Campos Mello
Da Folhapress
Em São Paulo

Brasil e EUA devem assinar um memorando de entendimento para organização e investimentos em eventos esportivos, segundo a reportagem da Folhapress apurou. O interesse dos EUA é aumentar a participação de empresas americanas nas obras de infraestrutura da Copa de 2014 e da Olimpíada do Rio de 2016.

A agência de notícias Reuters noticiou que o presidente americano, Barack Obama, planeja oferecer uma linha de crédito para projetos de infraestrutura conjuntos entre empresas dos EUA e do Brasil. O crédito, de centenas de milhões de dólares, seria oferecido pelo Ex-Im Bank dos EUA, que financia a importação de produtos e serviços americanos.

A ideia é assinar o memorando e, eventualmente, anunciar a linha de crédito durante a visita de Barack Obama a Brasília e ao Rio, em 19 e 20 de março. O Itamaraty diz que o maior interesse brasileiro no memorando é aproveitar a expertise dos EUA na organização de grandes eventos e em medidas de segurança e montagem. A assessoria do Ex-Im Bank não quis confirmar a informação. ‘Estamos em processo de negociação, então não podemos comentar’’, afirmou um assessor do banco.

O presidente Obama fez do aumento das exportações um dos grandes objetivos de seu governo, como maneira de tirar o país da crise econômica. Assim como os EUA, investidores britânicos e alemães já abordaram o governo brasileiro, interessados em financiar seus fornecedores para obras da Copa e da Olimpíada.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host