UOL Esporte Últimas Notícias
 
Divulgação

Niccolò Campriani, ao centro, foi o 1º atleta a garantir vaga para os Jogos de Londres

11/08/2010 - 07h00

Mundial de tiro 'inaugura' Olimpíadas de 2012 ao classificar 1º atleta

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O italiano Niccolò Campriani se tornou, aos 22 anos, o primeiro atleta classificado para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Ele obteve a vaga ao ganhar a prova de rifle de ar de 10 m do Campeonato Mundial de tiro, que foi disputado em Munique até esta terça-feira. Além dele, outros 68 competidores também carimbaram o passaporte para a Olimpíada na Inglaterra.

CAMPRIANI DESEJOU A VAGA PARA A ITÁLIA

  • Divulgação

    O italiano Niccolò Campriani superou o húngaro Peter Sidi, com uma pontuação de 702,5 pontos

Na fase classificatória, o atirador italiano fez uma pontuação de 599 dos 600 pontos, ficando a apenas um ponto do recorde mundial. Na final, ele superou o húngaro Peter Sidi, com uma pontuação total de 702,5 pontos.

O atleta italiano, que já tinha ficado no centro das atenções durante a Copa do Mundo, marcou um total de 103,5 pontos nos dez tiros finais. Sidi ficou com a prata com uma pontuação total de 700,4 pontos, depois de marcar 101,4 pontos na final. O húngaro, que foi sexto nos Jogos passado, também garantiu uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2012.

"A classificação para as Olimpíadas vai para o país, mas estou feliz que eu ganhei”, disse Campriani. “Eu assegurei uma vaga olímpica, agora eu quero realizar meu sonho olímpico", acrescentou o atleta.

Os brasileiros Júlio Almeida, Emerson Duarte, José Carlos Iengo, Ana Luiza Ferrão e Rocco Rosito representaram a nação na competição, mas não conseguiram assegurar vaga para os Jogos. No entanto, o Brasil não saiu da Alemanha de mãos abanando. O país conquistou a medalha de ouro na categoria fogo central por equipes, mas a prova não valia vaga para Londres-2012.

O Brasil também subiu ao pódio com a medalha de prata de Júlio Almeida no fogo central individual, que também conquistou um bronze com a pistola de 25m.

Assim como em 2008, ao todo serão 390 vagas da modalidade para os Jogos de Londres. Com isso, brasileiros e demais atletas terão outras oportunidades de classificação no Campeonato Mundial de 2011, na Copa do Mundo do mesmo ano e nos Campeonatos Continentais de 2010, 2011 e 2012.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host