UOL Esporte Últimas Notícias
 
22/12/2009 - 15h44

COB quer confederações esportivas na organização do Rio-2016

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou nesta terça-feira o plano de contar com as confederações nacionais de modalidades olímpicas no Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. A entidade ainda não definiu quem fará parte do órgão. O modelo adotado é o mesmo dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

“Assim como no Pan, queremos que as Confederações Brasileiras Olímpicas sejam parceiras do COB na constituição do Comitê Organizador. Ainda estamos em fase de constituição, mas, de qualquer forma, o modelo final será submetido para aprovação do COI”, afirmou o presidente do COB, Carlos Nuzamn.

A Assembleia do COB também tratou do planejamento de cada entidade para os Jogos de Londres-12 e do Rio-16. Os planos de preparação das equipes e atletas enviadas pelas Confederações e as metas de cada entidade estão sendo analisados pelo departamento de Alto Rendimento do COB. Alguns já estão prontos e aprovados, outros estão sendo devolvidos às Confederações para ajustes finais. No início do ano que vem, o COB apresentará o planejamento geral ao Ministério do Esporte e ao presidente Lula.

O Comitê anunciou, oficialmente, aos presidentes de Confederações a contratação do norte-americano Steve Roush, ex-diretor de alto rendimento do Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC). Steve trabalhará em conjunto com a superintendência executiva de esportes para aprimorar o planejamento do Brasil para os dois próximos Jogos Olímpicos. A primeira reunião de trabalho entre COB, Confederações e o consultor será no final de janeiro.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host