Topo

Triatlo: técnico e capitã são banidos na Coreia após suicídio de atleta

A triatleta Choi Suk-hyeon - Reprodução/Federação Internacional de Triatlo
A triatleta Choi Suk-hyeon Imagem: Reprodução/Federação Internacional de Triatlo

Do UOL, em São Paulo

09/07/2020 16h54

A Federação de Triatlo da Coreia do Sul (KTF) baniu do esporte o técnico e a capitã do time semi-profissional de Gyeongju, na Coreia do Sul, após o suicídio da atleta Choi Suk-hyeon.

Segundo o site "Inside the Games", a punição a Kim Kyu-bong e Jang Yun-jung é a mais pesada dentre os processos disciplinares da KTF e ocorreu após a atleta de 22 anos tirar sua própria vida por não aguentar mais abusos físicos e verbais.

A federação conduziu uma extensa investigação depois da morte de Choi — inclusive, uma atleta, cujo nome não foi divulgado, também foi banida por 10 anos. O trio negou o envolvimento ao testemunhar sobre o caso na semana passada.

Em reportagem do site "South China Morning Post", colegas da triatleta que se matou descreveram a vida dela como um "inferno".

Uma das ex-colegas de equipe de Choi, que não deu seu nome ao site, disse em entrevista antes da audiência que a equipe era "um reino construído apenas para o treinador e alguns membros".

"O técnico e a capitã habitualmente batiam e abusavam verbalmente de Suk-hyeon e de nós", acrescentou a atleta.

Choi chegou a ser medalhista de bronze no Campeonato Asiático de Triatlo na categoria feminina júnior em 2015. A mídia sul-coreana informa ainda que ela registrou as agressões que sofreu em um diário.

A emissora YTN disse que os pais de Choi confirmaram à Justiça que ela foi alvo de abusos verbais. Um áudio divulgado ainda registra o som de vários tapas e um grito masculino para a atleta.

O pai da atleta contou que ela foi obrigada a comer US$ 167 — aproximadamente R$ 900 — em pão como forma de punição por ter ganhado peso.