UOL Esporte Tênis
 
06/11/2009 - 12h15

Meligeni não vê a possibilidade de herdar medalha por doping de Agassi

Rubens Lisboa
Em São Paulo
A divulgação da autobiografia do ex-tenista norte-americano Andre Agassi na qual ele admite ter feito uso de substância proibida e ter conseguido enganar a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) tem rendido, além de críticas ao ex-jogador, a reivindicação de tenistas que acabaram derrotados por ele, como o espanhol Sergi Bruguera, que perdeu a final das Olimpíadas de Atlanta-1996 para Agassi e ficou com a medalha de prata.

MELIGENI FOI O QUARTO EM ATLANTA-1996

  • Antônio Gaudério/Folha Imagem

    Fernando Meligeni encerrou a carreira com a medalha de ouro no Pan de Santo Domingo-2003

Bruguera, que havia eliminado o brasileiro Fernando Meligeni na semifinal, afirma que foi roubado e quer receber a medalha de ouro que ficou com Agassi. Se isso ocorresse, o indiano Leander Paes, que ganhou o bronze, ficaria com a prata, enquanto a medalha de bronze ficaria com Fernando Meligeni.

Apesar das reclamações de Bruguera, Meligeni não vê a menor possibilidade de receber a medalha de bronze, que seria a primeira medalha olímpica do tênis brasileiro. Ele afirma que faltam provas para que Agassi perca o título conquistado nos Jogos de Atlanta-1996, pois em sua autobiografia o norte-americano declara ter jogado de forma irregular em 1997, um ano depois da Olimpíada.

"Está acontecendo uma má interpretação ou a galera está louca. Ele declarou no livro que se dopou em 1997, a Olimpíada foi em 1996. E quando acabamos de jogar, eu, o Agassi, o Bruguera, todos fizemos exame antidoping e os resultados não deram nada. Quem realizou os exames não foi a ATP, foi o COI. Não tem como tirar a medalha dele hoje. Ele fez exame com outra entidade, a não ser que ela também tenha encoberto", afirma o ex-tenista brasileiro.

Meligeni afirma que se houvesse uma prova de que Andre Agassi jogou de forma irregular por ter se dopado antes dos Jogos Olímpicos, ele concordaria com a perda da medalha de ouro pelo norte-americano e deixaria para o Comitê Olímpico Brasileiro resolver a situação.

"Se ele declarar que se dopou na época da Olimpíada, aí com certeza muda a situação, é a lei. Não se trata de ser justo ou não, a gente entra na regra. É lógico, aí o COB teria que lutar pelos seus direitos. Mas é muito "se", só pode pensar nisso se ele declarar ou alguém declarar que ele fez uso de doping em 1995 ou 1996", disse Meligeni.

Para Fernando Meligeni, a situação é muito mais comprometedora para a Associação dos Tenistas Profissionais do que para o próprio Andre Agassi.

"Tem dois pontos importantes. Uma coisa é o pessoal questionar 'para que ele fez isso?' e outra é que ele não fez uso para melhoria de performance. Quem está muito pior na historia é a ATP e não o Agassi. Podem tirar dele isso ou aquilo, tirar do Hall da Fama. Agora, a ATP não podia fazer isso. Concordo com o Bruguera. O que eu mais gostei da declaração dele foi que a gente paga durante toda a carreira por uma entidade que não luta por nossos direitos", finalizou Fernando Meligeni.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host