UOL Esporte Tênis
 
05/07/2009 - 14h32

Após 4h, Federer leva o hexa de Wimbledon, passa Sampras e retorna ao topo

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Com 14 títulos de Grand Slam e quatro anos como número 1 do mundo, Roger Federer poderia dizer que já viveu de tudo. Mas este domingo marcou uma conquista múltipla para o suíço. Tendo pela frente o norte-americano Andy Roddick, ele venceu de virada a final de Wimbledon, conquistou o hexacampeonato, voltou a liderar o ranking mundial e, mais importante, tornou-se o maior vencedor de torneios deste porte na história, com 15.

SUÍÇO É HEXACAMPEÃO
AFP
Roger Federer precisou suar muito para derrotar um velho freguês, Andy Roddick
Reuters
Sampras foi assistir à final e viu o suíço bater o recorde de títulos em Grand Slam
CONFIRA AS IMAGENS DA CONQUISTA
FEDERER É O MAIOR DA HISTÓRIA?
COMENTE A FINAL ÉPICA EM LONDRES
CRISE NÃO ATINGE WIMBLEDON
CAMPEÕES ACOMPANHAM A DECISÃO
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE TÊNIS
Para conseguir tudo isso, o campeão teve uma batalha contra Roddick, um velho freguês. Sua 19ª vitória em 21 confrontos contra o norte-americano foi de virada, por 3 sets a 2, com parciais de 5-7, 7-6(8-6), 7-6(7-5), 3-6 e 16-14. Roddick, número 6 do mundo, começou bem o jogo e mostrou muita segurança. No entanto, nos momentos decisivos, principalmente nos tie-breaks e no decisivo set, o que contou foi a experiência.

Com seu sexto título em sete anos no All England Club - em 2008 perdeu para Rafael Nadal -, Federer conseguiu ultrapassar Pete Sampras. Ambos tinham 14 taças de Grand Slam, após o suíço ter vencido em Roland Garros. Agora, são 15 vezes em que Federer se sagrou campeão, curiosamente ficando atrás do norte-americano na grama de Londres, já que Sampras é heptacampeão.

Um detalhe é que Sampras esteve em Londres para assistir à decisão. Ele não comparecia ao evento desde 2002, ano de sua aposentadoria, quando foi eliminado precocemente na segunda rodada. O norte-americano precisou de cerca de 13 anos para chegar ao seu feito, enquanto bastaram seis para Federer bater o recorde.

"É muito bom ter conquistado tudo isso em frente a tantas lendas do tênis. Esta não era uma marca que eu tinha como meta, então vou continuar por muitos anos e espero conseguir ainda mais", comentou Federer, que festejou a liderança do ranking, mas lamentou a lesão de Nadal. "Foi uma partida maluca, minha cabeça ainda está girando. Andy (Roddick) é um cara inacreditável, jogou um grande tênis hoje."

Cerca de dez meses após Nadal assumir a liderança do ranking, depois de quatro anos de domínio de Federer, Nadal verá o adversário ocupar o seu lugar na lista da ATP. A queda é fruto principalmente da derrota precoce em Roland Garros, com título para Federer, e uma lesão que o impediu de defender seus pontos como campeão de Wimbledon.

"Tentei de tudo, peço desculpas a Pete Sampras, e um dia espero ter o meu nome entre os campeões de Wimbledon", brincou Roddick, entre lágrimas. "Federer é um verdadeiro campeão, merece tudo o que tem."

O jogo
O início do primeiro set teve os dois tenistas apostando na precisão de seus saques. Tanto Roddick quanto Federer confirmaram com tranquilidade seus serviços, marcando 2-2. O norte-americano, muito em desvantagem no retrospecto, mostrou firmeza, com belas passadas sobre o pentacampeão do torneio inglês.

Com grandes jogadas para ambos os lados, a partida seguiu movimentada, mas ainda sem dar pistas de quem sairia na frente na luta pelo título. Com o empate em 5 a 5, Federer passou a pressionar o rival. Ele conseguiu 0-30, mas Roddick conseguiu se recuperar, tendo de enfrentar break-points do suíço.

No game seguinte, foi o norte-americano, ex-número 1 do mundo, quem foi para o ataque. E deu resultado. Bastou um break-point para Roddick, que não tremeu e fechou na frente, com 7-5. Com 78% de aproveitamento de primeiro saque, mas menos aces (cinco contra sete de Federer), Roddick foi ajudado na parcial pela maior quantidade de erros do rival, com três contra seis do suíço.

O RECORDE DE ROGER FEDERER:
15 TÍTULOS DE GRAND SLAM
Reuters
 
ANOTORNEIO
2003Wimbledon
2004Aberto da Austrália
2004Wimbledon
2004Aberto dos Estados Unidos
2005Wimbledon
2005Aberto dos Estados Unidos
2006Aberto da Austrália
2006Wimbledon
2006Aberto dos Estados Unidos
2007Aberto da Austrália
2007Wimbledon
2007Aberto dos Estados Unidos
2008Aberto dos Estados Unidos
2009Roland Garros
2009Wimbledon
Como aconteceu no primeiro set, o segundo também foi parelho, deixando a decisão para seus momentos finais. Tanto que, até o empate em 3-3, nenhum break-point foi cedido. Apesar disso, Roddick aumentou o número de erros, o que não chegou a comprometer seu desempenho, chegando em 5-5 ao fim do set.

Na hora de decidir, o suíço não bobeou como na parcial anterior, levando a partida para seu primeiro tie-break. No desempate, mais uma vez Roddick usou seu potente saque e teve quatro set points em 6-2. Um erro na rede, com a quadra livre, colocou Federer de volta no set e foi Roddick quem se desconcentrou. Na pressão de fechar, o norte-americano permitiu o empate da partida em 1 set a 1.

O sexto game do terceiro set teve Federer atacando o rival, em busca de uma quebra de saque. No entanto, Roddick salvou break-point e mostrou firmeza para seguir tentando bater o favorito. Mais um tie-break foi necessário e novamente o suíço usou sua experiência, controlando os pontos e aproveitando para abrir distância e fechar em 7-5.

Se os dois sets vencidos seguidamente pelo suíço poderiam desanimar Roddick, o norte-americano provou o contrário. Em um ótimo game, quebrou o saque de Federer no quarto game e abriu vantagem de 4-1, precisando apenas confirmar seu serviço para empatar mais uma vez a partida, em 2 a 2.

Precisando de uma quebra de saque, o que não ocorreu nos outros quatro sets, Federer iniciou o quinto tentando pressionar Roddick. No entanto, o serviço do norte-americano continuou funcionando bem e o marcador se manteve igual. O problema, para Federer, é que a quinta parcial não tem a disputa de tie-break. Assim, os tenistas trocaram games, espantando o cansaço com belas jogadas de ambos os lados.

Empatados em 8-8, Roddick conseguiu pressionar Federer e, com uma bela paralela de esquerda, conquistou dois break-points. Não conseguiu convertê-los, no entanto. Muito regulares, os dois tenistas seguiram confirmando saques. Até o 30º game. Federer finalmente conseguiu pressionar e conseguiu o primeiro match-point da partida. O suíço levou o título com um erro de Roddick.

Ao fim da partida, Federer surpreendeu pelos números. Enfrentando um excelente sacador, o suíço o superou em número de aces, com incríveis 50, contra 27 do norte-americano. No número de winners, o campeão também foi melhor, com 104 contra 74, apesar de ter errado mais (38 a 33).

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host