UOL Esporte Tênis
 
17/04/2009 - 12h38

Atrito com patrocinador tira Marcos Daniel da seleção na Copa Davis

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou, nesta sexta-feira, a equipe brasileira que entre os dias 8 e 10 de maio enfrentará a Colômbia, na cidade de Santiago de Tunja, pela segunda rodada do Zonal I Americano da Copa Davis. A ausência Marcos Daniel é explicada por conta de uma mudança no valor do repasse do patrocinador aos atletas.

AP Photo/Lionel Cironneau
Mudança no repasse de verbas dos Correios tiraram o tenista da disputa da Copa Davis
NADAL VENCE DUAS NO MESMO DIA
MAIS NOTÍCIA SOBRE TÊNIS
AS IMAGENS DO DIA EM MONTE CARLO
Os convocados foram Thomaz Belucci, atual 64º do ranking da ATP, Franco Ferreiro, 155º, André Sá, 23º no ranking de duplas e seu tradicional parceiro Marcelo Melo, 22º. Além dos quatro, integram a equipe também o reserva Caio Zampieri, número 247 do ranking, e Henrique Cunha. A comissão técnica será capitaneada por Francisco Costa.

A lista apresenta duas ausências importantes, Marcos Daniel e Thiago Alves. O primeiro acabou afastado da equipe por problemas com o repasse do financiamento do patrocinador da equipe brasileira. Tudo começou com a mudança da ATP nos critérios de hierarquização do ranking, que acabou derrubando o atleta da 87ª para a 102ª posição.

O patrocinador da equipe, os Correios, tem um valor de repasse diferente para quem está entre os cem primeiros e quem não está. Os top 100 recebem R$ 20 mil, enquanto a segunda "categoria" de tenistas recebe R$ 12 mil. Insatisfeito, o tenista gaúcho pediu à CBT que o seu repasse fosse igualado ao de Belucci. Diante de uma negativa, arrumou um patrocinador próprio e queria disputar as partidas da Davis estampando o logo de seu novo apoiador na camisa, o que também foi negado pela confederação.

O confronto marca mais um duelo entre brasileiros e colombianos pela segunda rodada do Zonal I Americano. No ano passado, os dois países também se enfrentaram e o Brasil levou a melhor vencendo os adversários por 4 a 1, na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. A diferença, porém, é que desta vez os brasileiros devem jogar fora de casa, segundo o regulamento da competição.

Uma vitória contra a seleção da Colômbia colocaria o Brasil na disputa dos playoffs do Grupo Mundial pelo terceiro ano consecutivo. O capitão brasileiro destacou a motivação da equipe para a série de jogos. "Esses jogadores querem ir à Colômbia, para defender o Brasil em um confronto complicado", afirmou Francisco Costa.

A equipe colombiana será formada por Santiago Giraldo, melhor colocado da equipe no ranking na 133ª posição, Alejandro Falla, Carlos Salamanca e Juan Sebastian Cabal. O capitão é Felipe Berón. Os brasileiros viajarão uma semana antes das partidas para a cidade de Tanja, a 135 quilômetros de Bogotá

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host