UOL Esporte Tênis
 
02/04/2009 - 20h16

Del Potro vence Nadal pela 1ª vez e faz a festa dos argentinos em Miami

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Um dia depois da histórica goleada de 6 a 1 sofrida diante da Bolívia, os argentinos afinal têm o que comemorar. Melhor tenista do país, Juan Martin Del Potro superou o número 1 Rafael Nadal nas quartas-de-final do Masters 1000 de Miami após três horas de disputa, e conseguiu o seu resultado mais expressivo da temporada.

Clive Brunskill/Getty Images/AFP
Nadal lutou até o fim, mas Del Potro foi mais agressivo no final e levou a melhor
Carlos Barria/Reuters
Argentino contou com o apoio da torcida em Miami para vencer espanhol pela 1ª vez
VEJA MAIS IMAGENS DA PARTIDA
AZARENKA ESTÁ NA FINAL EM MIAMI
SUÉCIA É MULTADA NA DAVIS
CHAVE DO MASTERS 1000 DE MIAMI
O argentino arrancou uma vitória suada, por 2 sets a 1 e parciais de 6-4, 3-6 e 7-6 (7-3). Del Potro conseguiu a sua primeira vitória diante de Nadal e evitou a quinta derrota seguida para o espanhol. Foi a segunda vez seguida que os dois tenistas se enfrentaram nas quartas-de-final de um torneio - no Masters 1000 de Indian Wells, Nadal levou a melhor.

Em Miami, Del Potro foi mais agressivo desde o início, mas perdeu espaço entre o segundo e o terceiro set. No momento em que o jogo parecia perdido, o argentino deixou a pressão de lado e se recuperou de um 3 a 0 sofrido logo no começo do terceiro set. A partir daí, Del Potro passou a vibrar a cada ponto, embalado pela torcida latina em Miami. O triunfo valeu a vaga nas semifinais do torneio, e o adversário será Andy Murray, que eliminou Fernando Verdasco no outro jogo das quartas.

O argentino número 7 do mundo contou com a ajuda de boa parte do público na quadra central em Miami, alguns com símbolos do Boca Juniors, seu time do coração. E ele não desapontou no começo. Depois de ter que defender um break-point em seu saque, foi para o game seguinte com tudo e acabou quebrando o serviço do espanhol. Em seguida, apenas sacou para fechar o set em 6 a 4.

Quando Del Potro voltou a quebrar o saque de Nadal e abriu 2 a 1 no segundo set, o espanhol chegou a aparentar algum desânimo. Mas o cansaço dele ficaria só na aparência mesmo. O "Touro" recuperou as forças, devolveu a quebra e ganhou quatro games seguidos. O segundo set era dele.

No terceiro, Nadal manteve o embalo, e era Del Potro quem mostrava um falso abatimento. O espanhol logo abriu 3 a 0. Mas o argentino foi buscar as duas quebras e conseguiu empatar em 3 a 3, pondo fogo na partida.

ANÁLISE DOS BLOGUEIROS
Crédito
Dalcim: "Estava evidente que o espanhol Rafael Nadal atingira o seu limite, físico e mental"
Crédito
Fininho: "Alguns podem dizer que o espanhol estava cansado. Desculpem, o Del Potro fez por merecer"
BLOG DO FERNANDO MELIGENI
BLOG DO JOSÉ NILTON DALCIM
Embalado pelos gritos de "Delpo" vindos das arquibancadas, Del Potro resistiu ao fôlego de Nadal, mesmo já sofrendo dores na coxa. Mas o vigor do espanhol já não era o mesmo. No game decisivo, o argentino pressionou o saque do espanhol e chegou a ter três match-points, mas desperdiçou todos.

No tie-break, o primeiro mini-break foi a favor de Nadal, e veio após um lance de sorte. Uma devolução errada do espanhol bateu na fita da rede e caiu na quadra de Del Potro. Mas uma deixada equivocada deixou tudo igual, enquanto a emoção aumentava nos momentos decisivos.

Del Potro passou na frente com um potente winner de direita, e aumentou a vantagem para 5 a 3 após levar a melhor na rede. Inteiro após três horas de jogo, o argentino encaixou uma paralela no contrapé do espanhol e conseguiu três match-points.

A vitória veio no saque de Nadal, após uma bola na rede do espanhol - o último dos seus 40 erros não forçados na partida. Uma estatística incomum para o número 1 do mundo, que veio da conquista do Masters 1000 de Indian Wells e aparentou certo cansaço.

Mas o espanhol negou que estivesse cansado com a maratona de compromissos. "Realmente estava preparado tanto mentalmente quanto fisicamente para este torneio, mas ele simplesmente jogou uma grande partida. Agora, vou para os torneios de saibro e esquecerei o que aconteceu aqui", declarou Nadal após a partida.

Del Potro, por sua vez, se mostrou radiante após a vitória. "É muito importante ganhar do número 1 do mundo, sobretudo em uma partida de alto nível. Tive que ser muito agressivo, pois ele também tem um estilo parecido com o meu", avaliou o argentino, que agradeceu a torcida: "O apoio dos fãs foi excelente, é muito bom jogar em um lugar assim, e por isso quero desfrutar ainda mais essa vitória", completou.

Atualizada às 22h15, com agências internacionais

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host