UOL Esporte Tênis
 
02/04/2009 - 16h53

Azarenka desbanca Kuznetsova e faz a sua primeira final importante

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A jovem Victoria Azarenka conseguiu nesta quinta-feira a vitória mais importante de sua carreira. A tenista de Belarus venceu um jogo duro contra a russa Svetlana Kuznetsova nas semifinais do Premier de Miami e vai disputar a sua primeira decisão de torneio importante contra uma das irmãs Williams.

Hans Deryk/Reuters
Azarenka comemora a vitória sobre Kuznetsova e a vaga na final de Miami
VEJA MAIS IMAGENS DA PARTIDA
SUÉCIA É MULTADA NA DAVIS
CHAVE MASCULINA DE MIAMI
Azarenka eliminou a russa número 8 do mundo em três sets, com parciais de 6-3, 2-6 e 7-5. Aos 19 anos, ela se consolida no grupo das 10 melhores do ranking, onde ingressou após ter alcançado as semifinais do Premier de Indian Wells. Com a boa campanha em Miami, Azarenka deverá aparecer na oitava posição que até então era de Kuznetsova.

Além da importância do resultado, Azarenka ainda quebrou o tabu de nunca ter vencido a russa. Nos três confrontos anteriores, só Kuznetsova venceu. A tenista de Belarus se vingou e agora espera a vencedora do confronto entre as irmãs Serena e Venus Williams na final de Miami.

Azarenka busca o seu terceiro título do ano e da carreira. Em uma arrancada meteórica na temporada, a jovem tenista conquistou os dois primeiros troféus de sua coleção, em Brisbane e em Memphis. Mesmo que não seja campeã em Miami, ela já é uma das principais promessas do tênis feminino.

Foi ela quem começou tomando a iniciativa do jogo, quebrando o saque de Kuznetsova e fazendo 2 a 0 logo de cara. A russa chegou a devolver a quebra e se recuperou no game. Mas ficou por aí. Em seguida, Azarenka venceu quatro games seguidos para fechar o set em 6 a 3.

A russa se recuperou no segundo set e venceu com duas quebras de vantagem, por 6 a 2. Mas Azarenka voltou bem e ganhou dois games seguidos no começo do terceiro set, e depois conseguiu manter a vantagem até ter a oportunidade de sacar para fechar, com 5 a 4.

Mas ela sentiu a pressão e desperdiçou um match-point, além de ter o serviço quebrado na sequência. No game seguinte, Azarenka se recuperou e devolveu a quebra. Com uma nova chance de sacar para encerrar a partida, a jovem perdeu outro match-point, mas depois não vacilou e selou a vitória após 2h40 de jogo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host