UOL Esporte Tênis
 
09/11/2008 - 14h52

Na base da força, Venus Williams conquista a Masters Cup de Doha

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
A força levou a melhor sobre o jeito na final da Masters Cup de Doha neste domingo. Venus Williams conseguiu explorar a potência de seus golpes em cima de Vera Zvonareva e conquistou o título da competição, por 2 sets a 1, com parciais de 6-7 (5-7), 6-0 e 6-2, após 2h10min de partida.

Kamran Jebreili/AP
Venus Williams sofreu no primeiro set, mas dominou os seguintes e garantiu o título
Fadi Al-Assaad/Reuters
Zvonareva mostrou grande desequilíbrio e colocou tudo a perder nos últimos dois sets
VEJA MAIS FOTOS DA DECISÃO
IMAGENS DO MASTERS DE XANGAI
DAVYDENKO VENCE TSONGA
DJOKOVIC TAMBÉM ESTRÉIA BEM
O resultado na decisão premia uma grande semana da norte-americana, que venceu todas as suas partidas na competição. Por outro lado, Zvonareva não deve ficar tão decepcionada com o vice, já que ela entrou no Masters por causa da desistência da compatriota Maria Sharapova, lesionada, e também fez um grande papel.

O título de forma invicta rendeu a Venus US$ 1.340.000. Com isso, ela supera a compatriota Martina Navratilova e é a tenista que soma a quarta maior fortuna já arrecadada em premiação. A também norte-americana Lindsay Davenport lidera a lista das mais ricas.

Além disso, Venus ganhou 750 pontos no ranking e pulou da oitava para a sexta posição. Apesar da derrota, Zvonareva também comemora a evolução do nono para o sétimo lugar. As duas chegaram à final como as piores colocadas na lista da ATP entre as participantes do Masters.

Depois de chegar às semifinais nas duas últimas edições do torneio, Venus se iguala à irmã Serena, campeã do Masters em 2001. É o terceiro título da norte-americana neste ano. Em 2008, Venus já havia faturado Wimbledon e Zurique.

"Estou muito satisfeita. Foi um jogo difícil, muito disputado em cada ponto, até o fim", comemorou a campeã. A russa também se mostrou empolgada com a boa campanha. "Acho que poderia ter jogado melhor, mas tive uma ótima semana, com cinco partidas contra jogadoras do top 10. Foi a primeira vez que fiz tantos jogos seguidos contra as melhores do mundo, e me saí bem", declarou.

O jogo começou complicado para Venus, que permitiu que o seu saque fosse quebrado logo em seu primeiro serviço. Considerada favorita pelos resultados da semana e pela experiência, a norte-americana não conseguiu se impor diante de Zvonareva, que se comportou muito bem, mesmo sob constantes ataques da adversária.

PROJEÇÃO DO RANKING WTA
1. Jelena Jankovic (SER)
2. Serena Williams (EUA) [+ 1]
3. Dinara Safina (RUS) [- 1]
4. Elena Dementieva (RUS) [+ 1]
5. Ana Ivanovic (SER) [- 1]
6. Venus Williams (EUA) [+ 2]
7. Vera Zvonareva (RUS) [+ 2]
8. Svetlana Kuznetsova (RUS) [- 1]
9. Maria Sharapova (RUS) [- 3]
PÁGINA DO MASTERS
LEIA MAIS SOBRE TÊNIS
Venus teve duas chances de devolver a quebra no quinto game, mas não soube aproveitar as oportunidades. Com um 5-3 a seu favor, a russa sentiu a pressão de ter que fechar a parcial e perdeu o seu serviço. A decisão foi para o tie-break, e Zvonareva conseguiu uma grande recuperação, após estar perdendo por 5 a 1, e fechou o game, em 7 a 5, e o set, em 7-6.

A virada no tie-break não desanimou Venus, pelo contrário. A norte-americana voltou para o segundo set muito mais forte. Com três quebras, um jogo veloz e baseado principalmente na potência de seus golpes, a oitava melhor do mundo conquistou uma vitória maiúscula no segundo set, por 6-0. O resultado inesperado também foi auxiliado pela falta de paciência de Zvonareva com seus próprios erros.

A grande vitória do segundo set animou Venus, que continuou apostando na força, enquanto Zvonareva tinha grandes dificuldades para responder à altura. Logo no primeiro game da terceira parcial, a russa perdeu seu serviço. Ela conseguiu devolver a quebra em seguida, mas perdeu novamente seu saque e mostrou grande desânimo com seu jogo.

Venus aproveitou o desequilíbrio emocional da adversária e tomou conta da partida. Confiante, a norte-americana abriu 5-2 e seguiu firme no comando. Com mais uma quebra, Venus fechou o jogo em 6-2 e, assim, garantiu o título.

*Com agências internacionais

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host