UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

11/08/2008 - 22h43

No tênis de mesa, o sucesso vem naturalmente na China

Por Simon Rabinovick

PEQUIM (Reuters) - Muito tem sido feito pelos programas governamentais chineses para formar atletas de elite desde a mais tenra idade, mas a perícia no tênis de mesa vem, de longe, de forma muito mais natural para os chineses.

O constante desfile de chineses campeões em nível mundial é uma grande fonte de orgulho nacional, e isso quase sempre acontece naturalmente.

De mesas de concreto e raquetes improvisadas nos vilarejos mais pobres ao clic-clac das bolas de tênis de mesa que são ouvidos nos pátios das escolas ao redor do país, tênis de mesa é, indiscutivelmente, "guo qiu", ou, o esporte nacional.

"Todo mundo é muito bom por aqui. Nem posso te dizer quem está em nosso time olímpico porque, para ser honesto, isso não faz a menor diferença", disse Wu Changshan, 47 anos, dono de restaurante em Pequim.

"Todos têm grande talento nesse nível e nós vamos torcer por eles, não importa quem esteja nos representando", disse.

Só para constar, Wang Hao lidera o desafio entre os homens e Zhang Yining lidera entre as mulheres nos Jogos de Pequim.

Mas o comentário de Wu ressalta o fato de que os jogadores dominam as posições principais do ranking mundial de tênis de mesa.

Tal domínio não tem nada a ver com uma habilidade natural dos chineses para manejar a raquete. Mas, de fato, isso vem de longe, dos tempos da política da Guerra Fria.

Desesperada por reconhecimento depois da revolução de 1949, a China recebeu um apoio inesperado: da Federação Internacional de Tênis de Mesa.

Em 1953, esta foi uma das primeiras grandes organizações esportivas do mundo a admitir o país comunista.

Quando Mao Tse-tung declarou que a China deveria provar sua força nacional através do esporte, Pequim se voltou para o treinamento de jogadores de tênis de mesa, inclusive com campanhas de massa para popularizar o esporte, que não contava com muitos jogadores nas décadas anteriores.

Seis anos depois surgiu o primeiro herói nacional no esporte, quando Rong Guotuan conquistou o primeiro campeonato mundial.

"Houve um grande surto no esporte depois disso. Eu fui influenciado por Rong para pegar a raquete e jogar", disse Zhou Shusen, da seleção nacional na década de 1960.

Zhou, agora um técnico, estima que cerca de cinco por cento da população chinesa -- cerca de 70 milhões de pessoas -- joga seriamente, uma base enorme para o país cultivar seus talentos,

"O tênis de mesa é parte chave da vida chinesa e se tornou, inclusive, parte de nossa cultura", disse Zhou.

Hospedagem: UOL Host