UOL Esporte Tênis
 
02/08/2008 - 21h44

Nadal é eliminado na semi em Cincinnati e tem liderança adiada

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em sua primeira partida após desbancar Roger Federer na liderança do ranking, Rafael Nadal foi derrotado neste sábado pelo sérvio Novak Djokovic por 2 sets a 0 na semifinal do Masters Series de Cincinnati, adiando em duas semanas sua confirmação no topo da ATP. Com a vitória, Djokovic enfrenta o britânico Andy Murray na final deste domingo, às 16h, com transmissão ao vivo pelo Placar UOL.

Mark Lyons/EFE
Novak Djokovic, da Sérvia, eliminou Rafael Nadal e garantiu vaga na final do torneio
VEJA FOTOS DAS SEMIFINAIS
VEJA RESULTADOS DO TORNEIO
LEIA MAIS SOBRE TÊNIS
A derrota na semifinal obriga Nadal a esperar até o dia 18 de agosto, quando encerra o torneio de tênis dos Jogos Olímpicos de Pequim, para receber a pontuação que o colocará no topo do ranking. Se tivesse chegado à final, o espanhol, que vinha de 32 triunfos consecutivos, alcançaria a liderança no dia 11 de agosto. Com a conquista do torneio, Nadal seria primeiro já na próxima segunda-feira.

"Cheguei à partida sem estar 100% física ou mentalmente. Mas foi um jogo importante, e eu tentei dar meu melhor", disse Nadal.

Em sua segunda vitória sobre o espanhol em quadras de cimento em 2008, Djokovic não deu muitas chances de o espanhol antecipar sua estréia como número 1 do mundo.

"Ninguém é invencível, mas todos sabiam que, do jeito que estava jogando, ele não perderia tão cedo. Tentei não pensar no que a série de vitórias e sua nova posição no ranking representavam. Procurei apenas me concentrar no meu jogo", disse o sérvio, número três do mundo.

O primeiro set do jogo foi um passeio do sérvio, que precisou de menos de 30 minutos para aplicar 6 a 1 no espanhol. Rafael Nadal fez seu primeiro ponto apenas no terceiro game, chegando a estar atrás por 5 a 0 no marcador. O set terminou com 69% de pontos ganhos por Djokovic.

O segundo set foi mais equilibrado, com longas trocas de bolas entre os tenistas. Em alguns lances, Nadal conseguiu mostrar a eficiência que o levou à primeira colocação do ranking. A primeira quebra de saque só aconteceu no décimo primeiro game, quando o sérvio fez 6 a 5. No game seguinte, Djokovic teve tranqüilidade para fechar em 7 a 5 e garantir vaga na final.

Apesar das duas derrotas no cimento, Nadal leva vantagem sobre Djokovic no total de confrontos entre os atletas em 2008, com três vitórias em jogos na grama e no saibro. Na final em Cincinnati, o sérvio tentará sua segunda vitória este ano contra o britânico Andy Murray, que venceu o croata Ivo Karlovic na outra semifinal, com um duplo 6-4.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host