UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

06/07/2008 - 17h19

Uma final épica, e Nadal conquista Wimbledon pela primeira vez

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em uma partida disputadíssima, o espanhol Rafael Nadal derrotou o suíço Roger Federer por 3 sets a 2, com parciais de 6-4, 6-4, 6-7 (5-7), 6-7 (8-10) e 9-7, conquistando o título do Torneio de Wimbledon pela primeira vez na sua carreira.

IMAGENS DA DECISÃO EM LONDRES
AP
Rafael Nadal se esforça para tentar alcançar bola no jogo contra o suíço Roger Federer
AFP
Roger Federer brigou muito por cada ponto na tradicional grama de Wimbledon
VEJA MAIS FOTOS DA DECISÃO
PÁGINA DO TORNEIO DE WIMBLEDON
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE TÊNIS
Atual tetracampeão no saibro de Roland Garros, Rafael Nadal nunca tinha tido uma atuação consistente em torneios na grama antes deste ano. Esse retrospecto negativo acabou com a conquista em Queen´s, pouco antes de Wimbledon, o que o credenciou para destronar o pentacampeão Federer no Grand Slam inglês.

Durante sua campanha na edição ano, Nadal não passou por grandes sustos. Antes da final contra Federer, o único set que ele havia perdido foi na segunda rodada diante do ascendente letão Ernest Gulbis.

Já Federer vê sua folga no topo do ranking mundial cair mais ainda com a derrota em Wimbledon. Neste ano, o suíço ainda não conquistou nenhum título de Grand Slam- Nadal venceu Roland Garros e o sérvio Novak Djokovic faturou o Aberto da Austrália. A sua última esperança é o Aberto dos Estados Unidos.

O jogo

O que ajudou a desequilibrar o primeiro set em favor de Nadal foi o grande número de erros não-forçados cometidos por Federer. Foram sete contra apenas dois do oponente.

O espanhol abriu vantagem com uma quebra e fechou em 6 a 4 depois de muita disputa no décimo game. Federer teve duas chances de quebra a seu favor, mas Nadal conseguiu confirmar o serviço e fez 1 set a 0

Federer voltou sacando muito bem no segundo set e passou à frente do marcador com uma quebra no segundo game, mas Nadal empatou o jogo no sétimo game, e logo em seguida, conseguiu a virada. O espanhol serviu na seqüência para fechar em um novo 6 a 4 e ficar confortável no comando do confronto.

A terceira parcial foi muito equilibrada. Nadal chegou a ter três chances de quebra no sétimo game, mas Federer reagiu e adiou o desfecho para o tie-break, que aconteceu depois da chuva que caiu em Londres. No desempate, o suíço sacou muito bem e fez 7 a 5.

Sem quebras, o quarto set foi decidido apenas no tie-break. No desempate, Nadal desperdiçou dois match points, e Federer fechou em 10 a 8 após disputas muito equilibradas pelos pontos.

O quinto set foi novamente interrompido pela chuva que caiu em Wimbledon. O ritmo do jogo, contudo, continuou intenso como se esperava de uma final entre os dois melhores do mundo. Sem quebras de saque até o décimo quinto game, quando Nadal abriu vantagem sobre o suíço. Em seguida, o espanhol confirmou seu serviço e, por fim, derrubou o pentacampeão Federer.

Hospedagem: UOL Host