UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

05/07/2008 - 12h02

Venus bate Serena e conquista Wimbledon pela quinta vez

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A norte-americana Venus Williams derrotou a sua irmã Serena por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 6-4, e conquistou o seu quinto título do Torneio de Wimbledon, o segundo de maneira consecutiva.

CENAS DA FINAL NA INGLATERRA
AP
Venus Williams se esforça para tentar alcançar bola no jogo contra Serena
AP
Serena Williams sobe à rede para tentar finalizar ponto na decisão de Wimbledon
FOTOS DA FINAL NA INGLATERRA
PÁGINA DO TORNEIO DE WIMBLEDON
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE TÊNIS
Com o triunfo, Venus quebra a escrita de nunca ter vencido a irmã em uma decisão do Grand Slam inglês. Esta foi a terceira final entre as duas na grama inglesa, e Serena havia ganho as duas anteriores, em 2002 e 2003. O retrospecto nos duelos entre ambas está empatado agora, com oito vitórias para cada lado.

O título coroa a campanha quase perfeita de Venus na atual edição do Grand Slam. Ela não perdeu nenhum set e precisou jogar apenas dois tie-breaks durante sua trajetória, na estréia contra a britânica Naomi Cavaday e na semifinal contra a russa Elena Dementieva

Venus se complicou ainda no primeiro game do jogo, quando teve seu serviço quebrado e viu a rival sacar muito bem na seqüência para abrir vantagem. A mais velha das irmãs Williams empatou com uma quebra no oitavo game, e viu a rival perder o ímpeto avassalador do início para equilibrar as ações

A igualdade persistiu até o décimo game, quando Serena precisava confirmar o seu serviço para levar a decisão da parcial para o tie-break. A irmã mais nova sacou muito mal no início, tentou reagir, mas viu a oponente abrir vantagem depois de jogar uma bola na rede.

Para abrir 1 set a 0, Venus soube compensar o desempenho inferior no saque, com boas subidas à rede e sangue frio para salvar quatro chances de quebra que teve contra si.

Assim como na parcial anterior, Serena foi à frente no segundo set com uma quebra no terceiro game, depois de muita disputa, mas viu Venus empatar logo na seqüência.

Mais experiente, Venus soube controlar o jogo até o décimo, game quando quebrou a rival mais uma vez para fechar a parcial em 6 a 4 e o jogo em 2 a 0. O duelo foi definido com uma devolução para fora de Serena.

Após a vitória, Venus valorizou o desempenho de sua irmã Serena na partida decisiva. "Não acredito ainda que tenham sido cinco conquistas, mas quando se tem adversárias como Serena, é algo que se valoriza ainda mais. Vencê-la foi um autêntico teste".

Hospedagem: UOL Host