UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

08/06/2008 - 12h07

Nadal atropela Federer e iguala o tetra de Borg em Roland Garros

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O espanhol Rafael Nadal foi mais uma vez arrasador na final de Roland Garros. Sem permitir que o suíço Roger Federer ficasse à frente no placar, ele derrotou o número 1 do mundo por 3 sets a 0, com fáceis parciais de 6-1, 6-3 e 6-0, e conquistou o tetracampeonato em uma hora e 49 minutos.

EFE
Rafael Nadal é o terceiro tenista a ganhar Roland Garros sem perder nenhum set
PERFIL DE RAFAEL NADAL
CHAVE DE ROLAND GARROS
VEJA FOTOS DA DECISÃO
Com o triunfo deste domingo, Nadal igualou uma antiga marca do lendário Bjorn Borg, que, até então, era o único tenista a conquistar quatro títulos consecutivos no saibro parisiense (1978 a 1981). O sueco, contudo, tem seis títulos no total, já que levantou o troféu também em 74 e 75.

Além de igualar o tetra de Borg, Nadal superou outros grandes astros do saibro na história, como o brasileiro Gustavo Kuerten, o tcheco, naturalizado norte-americano, Ivan Lendl e o sueco Mats Wilander, todos com três conquistas.

Nadal tornou-se também o terceiro tenista a vencer Roland Garros sem perder nenhum set. Os outros dois foram o romeno Ilie Nastase, em 1973 (com os dois primeiros jogos disputados em melhor-de-três sets), e Borg, em 1978 e 1980.

A vitória de Nadal foi a mais fácil de Nadal nos confrontos contra Federer em Roland Garros. Eles já haviam se enfrentado em três oportunidades (semifinal de 2005 e final de 2006 e 2007), perdendo todas as vezes por 3 sets a 1.

Com a derrota, Federer perde mais uma chance de conquistar o título mais importante que ainda falta em seu currículo. Dono de 12 títulos de Grand Slam, o suíço, que lidera o ranking mundial desde janeiro de 2004, tem cinco títulos em Wimbledon, quatro no Aberto dos EUA e três na Austrália.

O JOGO

Durante as duas semanas do torneio, Federer dizia que estava em seu melhor momento no saibro. Ele, que contratou o espanhol Jose Higueras para prepará-lo especialmente para a temporada em quadra lenta, contudo, só mostrou superioridade no primeiro ponto.

MAIOR SURRA EM 24 ANOS
A vitória do espanhol Rafael Nadal sobre o suíço Roger Federer não deu apenas o tetracampeonato de Roland Garros ao espanhol. Com a vitória por 3 sets a 0, com parciais de 6-1, 6-3 e 6-0, Nadal foi responsável pela vitória mais fácil nos últimos 24 anos em decisões de Grand Slam.

Com apenas quatro games perdidos, o tenista de Palma de Mallorca tratou de igualar a mesma facilidade de John McEnroe para bater o compatriota Jimmy Connors por 3 sets a 0, com parciais de 6-1, 6-1 e 6-2, na final do Torneio de Wimbledon, em 1984.
LEIA MAIS SOBRE A MARCA
1º PNEU APÓS 719 JOGOS
MELIGENI COMENTA
Depois, foi facilmente batido pelo jogo eficiente de Nadal, que só cometeu sete erros não-forçados, agrediu o segundo saque do adversário (ganhou 19 dos 24 pontos) e deu um "passeio" quando Federer foi para a rede, levando a melhor em 24 dos 42 pontos nessa situação.

Após ganhar a primeira troca de bolas, foi totalmente dominado. Ele teve o saque quebrado no primeiro game e não converteu o break point que teve no segundo. Depois disso, ainda teve o serviço superado nos quinto e sétimo games, perdendo por 6 a 1 em 32 minutos.

O primeiro set foi de grandes erros por parte de Federer. O suíço, que prometeu agressividade, perdeu seis pontos nas nove vezes em que foi à rede, não ganhou nenhum ponto com o segundo saque e cometeu 12 erros não-forçados.

Nadal, por sua vez, foi preciso nas trocas de bola e, como de costume, defendeu bem e contra-atacou com eficiência. Foram 15 "winners" (golpes sem defesa) e 16 pontos conquistados dos 25 na devolução de saque.

Na segunda série, Nadal saiu na frente com mais uma quebra no segundo game. Ele ainda levou o troco em seguida e viu o jogo ficar equilibrado por alguns instantes. Depois de fazer 4 a 3, o espanhol obteve a quebra decisiva e, em seguida, fechou o set em 6-3.

Mesmo equilibrando mais o jogo -perdeu a série em 49 minutos-, Federer continuou com má atuação. Ele cometeu 13 erros, contra apenas dois do espanhol, e só venceu 13 pontos nas 23 vezes em que foi para a rede matar o ponto.

O terceiro set foi um "passeio" para Nadal. Federer não encontrou ânimo para tentar a virada e não teve nenhum break point. O suíço só ganhou quatro de 16 pontos no saque do espanhol e venceu dois de dez pontos na rede. Nadal, então, não demorou para, em 27 minutos, fechar a partida com um "pneu".

Hospedagem: UOL Host