UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

07/06/2008 - 11h49

Ivanovic vence Safina e é campeã de Roland Garros

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A tenista Ana Ivanovic conquistou seu primeiro título de Grand Slam. Neste sábado, a sérvia, de 20 anos de idade, derrotou a russa Dinara Safina por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-3, e se sagrou campeã do Torneio de Roland Garros.

AFP
Ana Ivanovic vibra durante a partida que valeu para sacramentar a ponta do ranking
A CAMPANHA DE IVANOVIC
CHAVE DE ROLAND GARROS
A conquista em Paris coroa o melhor momento que Ivanovic vive na carreira. Após o triunfo nas semifinais, diante de sua compatriota Jelena Jankovic, ela assegurou a liderança do ranking mundial.

O triunfo na quadra Philippe Chatrier também acabou com uma seqüência negativa de duas derrotas de Ivanovic em finais de Grand Slams. Ela perdeu a decisão de Roland Garros, no ano passado, para a belga Justine Henin e do Aberto da Austrália deste ano para a russa Maria Sharapova.

Dessa vez, porém, Ivanovic entrou em quadra com amplo favoritismo. Cabeça-de-chave número 2 e agora dona de sete títulos na carreira, a sérvia lutava contra o rótulo de "zebra" de Safina, que, durante o torneio, despachou as favoritas Sharapova e Svetlana Kuznetsova.

A campanha de Safina em Roland Garros foi a sua melhor em Grand Slams. Até então, o melhor resultado dela havia sido as quartas-de-final de Roland Garros e do Aberto dos EUA, em 2006. O vice-campeonato rendeu à russa um lugar no top 10 do ranking mundial, depois de chegar ao torneio na 14ª posição.

Mostrando que não queria perder nova chance de levantar o troféu de um Grand Slam, Ivanovic começou a partida exibindo seu potencial ao quebrar o saque de Safina logo no primeiro game.

A sérvia manteve o ritmo e voltou a quebrar o serviço da adversária no quinto game, estabelecendo o placar de 4 a 1.

Mas o primeiro set foi marcado por grande instabilidade de ambas as tenistas, o que deu chance de reação a Safina. A russa devolveu as duas quebras de maneira consecutiva e empatou a série em 4 a 4.

Quando parecia recuperada, Safina voltou a falhar e cedeu nova quebra a Ivanovic no nono game. Mesmo mais uma vez à frente no placar, Ivanovic não teve facilidade para fechar a série e precisou salvar um break point antes de forçar um erro da russa para fazer 6-4.

O segundo set começou com empate por 1 a 1. No terceiro game, Ivanovic obteve a quarta quebra de saque da partida e, em seguida, abriu vantagem de 3 a 1.

Safina ainda manteve o jogo equilibrado ao confirmar seu serviço no sufoco no quinto game. Mas Ivanovic, com bastante consistência, não dava chance à adversária em seu saque.

Depois de fazer 5 a 3, Ivanovic foi arrasadora com boas devoluções no nono game. E aproveitando erros não-forçados de Safina, obteve mais uma quebra e fechou a partida em 6-3, após uma hora e 38 minutos.

Hospedagem: UOL Host