UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

12/02/2008 - 23h05

Às lágrimas, Guga se despede após derrota e homenageia Larri

Antoine Morel
Na Costa do Sauípe
A derrota para o argentino Carlos Berlocq, na primeira rodada do Aberto do Brasil nesta terça-feira, deixou Gustavo Kuerten, ex-número um do mundo, extremamente emocionado.

DESPEDIDA NACIONAL DE GUGA
JoãoPires/FotoJump
Guga chora no discurso de despedida após a derrota para rival argentino na estréia
EFE
Guga e Larri Passos se cumprimentam depois da partida na Costa do Sauípe (BA)
FOTOS DOS JOGOS DE TERÇA
MARCOS DANIEL É ELIMINADO
CHAVE DO ABERTO DO BRASIL
Com o apoio da torcida desde o início do jogo, Guga pegou o microfone ao final do jogo, perdido por 2 sets a 0, 7-5 e 6-1, e, como num título ganho, agradeceu ao público e, especialmente, ao técnico Larri Passos, que o acompanhou por quase toda carreira.

Chorando, o catarinense lembrou dos seus momentos na carreira também. "Antes mesmo de sonhar com Roland Garros, o Wimbledon, eu nunca poderia imaginar todo mundo vindo aqui para me ver jogar. Isso nunca passou pela minha cabeça. Quero agradecer minha família, minha namorada e um cara que é muito mais gênio que eu...que é o Larri", declarou Guga ainda na quadra central do complexo.

O Aberto do Sauípe é o primeiro torneio de despedida do brasileiro na temporada. Depois da Bahia, ele deve jogar em Miami, challenger de Santa Catarina, Monte Carlo, Roma ou Hamburgo, e, por fim, Roland Garros.

Muito emocionado já, Guga fez uma síntese do seu sentimento naquele momento. "Não é que eu não queira jogar mais, é que não consigo mais", afirmou ao público depois de jogar uma partida apertada no primeiro set, quando teve chances de vencer e forçou sua contusão no quadril.

Após falar, Guga viu o técnico Larri descer à quadra e dar o seu depoimento também. "Bom, pessoal, é um momento muito difícil. Eu só queria agradecer a vocês todos, a todo publico brasileiro. Vocês colocaram ele lá [no topo]. Muito obrigado pelo carinho e por continuar lembrando do Guga", disse o treinador.

Guga e Larri estiveram juntos desde a adolescência do tenista. Apenas no final da carreira é que o catarinense abriu mão do técnico por um período de um ano. No final de 2006, os dois retomaram a parceria, que levou Kuerten a treinar mais forte e chegar a disputar alguns torneios no início de 2007.

Após um novo tratamento para a contusão crônica, Guga jogou duplas no final do ano passado, e no começo deste ano, decidiu que fará um tour de despedida no circuito da ATP.

Hospedagem: UOL Host