UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

26/01/2008 - 02h15

Sharapova vence duelo de musas e é campeã na Austrália

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Diante de tanta atenção que a decisão feminina do Aberto da Austrália deste ano recebeu, devido à boa fase - e imagem - de suas finalistas, a russa Maria Sharapova se mostrou mais à vontade. E derrotou a sérvia Ana Ivanovic por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 6-3, para ser campeã.

SHARAPOVA ERGUE O TROFÉU
AP
Tenista russa consegue troféu inédito em sua coleção e recupera confiança após vice
AP
Musas têm mesma idade, mas experiência de Sharapova no circuito foi fator decisivo
VEJA AS IMAGENS DA DECISÃO
CONFIRA A TRAJETÓRIA DA RUSSA
MENSAGEM DE LENDA DÁ MOTIVAÇÃO
Esse é o terceiro título em Grand Slam para a musa russa, ex-número um do mundo, e ele vem com sensação de redenção. A tenista dá a volta por cima depois de um 2007 apagado, em que se afastou do circuito para recuperar o físico.

"No ano passado, eu nem cheguei perto do título", ironizou Sharapova, que foi derrotada por 6-1 e 6-2 por Serena Williams na última decisão do torneio. "Então é incrível. Se alguém me dissesse no meio do ano passado que levaria esse troféu, eu não acreditaria."

Embora seja apenas sete meses mais jovem que a rival, a sérvia só ingressou no circuito profissional da WTA dois anos mais tarde. Sharapova começou a disputar torneios Grand Slam em 2003, enquanto Ivanovic passou a ter esses eventos no currículo com as duas temporadas de atraso. No ano passado, ela foi semifinalista em Wimbledon e vice-campeã em Roland Garros. Mas esse foi o máximo que conseguiu.

A experiência pesou em quadra, e Ivanovic demorou a se soltar. Na verdade, ela não chegou a exibir de modo consistente o nível de tênis que atingiu nas fases anteriores principalmente nas quartas-de-final, quando despachou a ex-algoz Venus Williams.

"Sou muito emotiva e vocês todos tornaram essa experiência muito especial para mim", afirmou Ivanovic, segurando as lágrimas.

A tenista cometeu muitos erros não-forçados (33, contra 15) e ainda teve menos bolas vencedoras que a adversária (14, contra 16). Um desses erros foi o que deu o título a Sharapova, ao mandar uma bola na rede.

Já Sharapova esteve mais próxima da forma que apresentou durante todo o torneio. Ela alcançou a decisão tendo perdido apenas 24 games no geral nas seis partidas da campanha. Entre suas vítimas esteve a líder do ranking mundial, a belga Justine Henin.

A russa, que atirou a raquete ao chão e se ajoelhou em quadra no início da comemoração, conseguiu duas quebras de saque no primeiro e set e sofreu uma. Na segunda parcial, ela derrubou o serviço da rival no sétimo game e ficou confortável para fechar a partida.

A campanha em Melbourne rendeu a Ivanovic a vice-liderança do ranking da WTA. A maior sensação do circuito, ela ainda busca a afirmação com uma grande conquista. Sharapova, mesmo com o título, segue em quinto.

Hospedagem: UOL Host