UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

11/11/2007 - 16h32

Henin vira jogo, é bicampeã do Masters e coroa ano perfeito

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em jogo de 3h24, a belga Justine Henin conseguiu terminar o ano de forma perfeita. Número um do mundo, ela virou a partida contra a russa Maria Sharapova na final do Masters feminino neste domingo e fechou em 2 sets a 1, 5-7, 7-5 e 6-3. A belga, que ganha US$ 1 milhão, já havia vencido o torneio em 2006.

EFE
Justine Henin comemora a virada e a vitória sobre Maria Sharapova neste domingo
TABELA DO MASTERS FEMININO
VEJA FOTOS DA DISPUTA
Henin, que já havia chegado ao Masters Cup com a liderança do ano garantida, teve um ano quase sem rivais. A belga venceu dois grand-slams (de Roland Garros e do Aberto dos EUA) dos três disputados. Em janeiro, ela não participou do Aberto da Austrália.

Ela termina o ano com 10 títulos e 63 vitórias com apenas quatro derrotas. No Masters de Madri, teve que superar Anna Chakvetadze, Jelena Jankovic (estas na primeira fase) e Ana Ivanovic (na semifinal). Na fase inicial, escapou de encontrar Serena Williams, uma tradicional rival, que se machucou e desistiu do torneio. A substituta da norte-americana, a francesa Marion Bartoli, sofreu na sua mão com um duplo 6-0.

"Ela jogou bem no começo. O terceiro set foi mental, físico e pude resistir à pressão. É um sonho que passei na temporada. Espero poder continuar jogando assim durante alguns anos", disse a bicampeã da competição.

Neste domingo, o saque de Henin foi sua pior inimiga no primeiro set do jogo. A líder teve seis duplas faltas e conseguiu apenas 49% de aproveitamento no primeiro saque. Com isso, a russa recebeu mais de 11 chances de quebra, converteu duas e fechou o set em 7-5.

No segundo set, o saque da belga melhorou. Sharapova é quem piorou no quesito. A russa teve três duplas faltas e foi quebrada duas vezes pela belga. No intervalo para o set decisivo, Sharapova foi ao vestiário e parece ter voltado pior. No terceiro game foi quebrada por Henin, que não resistiu no sexto game e permitiu o empate em 3 a 3.

Sharapova, porém, não aproveitou sua recuperação no terceiro set. Ela sacou mal e em uma dupla falta - a quarta no mesmo set - deixou a número um do mundo quebrar novamente e deslanchar para a vitória depois de cinco match-points nono game.

A final do Masters Cup foi a primeira partida entre Henin e Sharapova na temporada. Em 2006, elas fizeram a semifinal da competição, com a vitória da belga. O confronto direto entre as duas têm boa vantagem de Henin, com seis vitórias contra duas da russa.

Apesar de ter alcançado o número 1 do ranking no primeiro semestre, Sharapova caiu muito de produção no final do ano por conta de uma contusão no ombro e chegou ao Masters de Madri com a nona melhor campanha do ano e em sexto no ranking. Sua participação no torneio só foi garantida com a desistência da norte-americana Venus Williams, que teve problemas no pulso.

"Ser a número um é um objetivo. Estar onde estou por vários anos é algo para se comemorar. Depois desta experiência nessa semana não me arrependo de nada. Este ano está sendo bem difícil por causa das contusões e eu não sabia como iria competir aqui", afirmou a russa.

Hospedagem: UOL Host