UOL Esporte Tênis
 
25/01/2007 - 07h33

Sharapova bate Clijsters e vai à final na Austrália contra Serena

Da Redação
Em São Paulo
A russa Maria Sharapova, que na próxima semana vai assumir a liderança do ranking mundial, classificou-se para a final do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano. Em sua exibição mais convincente no torneio, ela derrotou a belta Kim Clijsters, nesta quinta-feira, por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-2.

AFP
Maria Sharapova comemora vitória e vaga
em sua primeira final no Aberto da Austrália
SHARAPOVA DIZ QUE TEME SERENA
RUSSA É PUNIDA POR GESTOS DO PAI
Sharapova precisou de apenas uma hora e 23 minutos para fechar a partida, mas, mesmo assim, teve dificuldade com seu jogo, já que cometeu 33 erros não-forçados. Foi a terceira vitória consecutiva da russa sobre Clijsters, que leva vantagem no restrospecto após sete partidas.

Primeira russa a chegar à final em Melbourne, Sharapova buscará uma vingança na decisão contra Serena Williams, já que, há dois anos, foi eliminada pela norte-americana nas semifinais ao levar uma histórica virada. O placar dos confrontos diretos mostra equilíbrio, com dois triunfos para cada lado.

Apesar dos inúmeros erros que cometeu, Sharapova parece que já aprendeu a lidar com essa deficiência em seu jogo. "Cometi algumas duplas-faltas na hora errada, mas também usei bem o primeiro saque quando precisava", afirmou a tenista, que diz não ver a hora de chegar a decisão.

"Serena está jogando um grande tênis e estou ansiosa por enfrentá-la", afirmou Sharapova, dona de dois títulos de Grand Slam (Aberto dos Estados Unidos, em 2006, e Wimbledon, em 2003).

Serena, de 25 anos de idade e cinco anos mais velha que sua adversária, tem um currículo mais extenso de conquistas. Ele ganhou sete Grand Slams, sendo duas vezes na Austrália (2003 e 2005). Também foi campeã duas vezes do Aberto dos EUA, duas de Wimbledon, uma de Roland Garros e só perdeu duas finais de Grand Slam.

SERENA SE CLASSIFICA
A norte-americana Serena Williams, 25, fez valer a sua maior experiência para coroar seu retorno ao circuito com classificação para final do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada 2007. A ex-número 1 do mundo, bicampeã da competição, com títulos em 2003 e 2005, derrotou a jovem tcheca Nicole Vaidisova, 17, 10ª cabeça-de-chave, por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-5) e 6-4, em uma hora e 46 minutos.
LEIA MAIS
No jogo desta quinta, Sharapova começaram a partida com instabilidade, com uma quebra para cada lado. A partir daí, as tenistas confirmaram seus serviços, até que a russa pressionou a adversária no décimo game, obtendo a quebra decisiva para fazer 6 a 4 em 42 minutos.

No segundo set, Sharapova abriu vantagem de 3 a 0, mas passou a cometer muitos erros em saque e golpes do fundo de quadra, mantendo Clijsters viva no duelo. Mesmo assim, Clijsters, que vai se aposentar ao final da temporada, não conseguiu aproveitar.

Ela teve chance de quebrar o saque de Sharapova no sétimo game, mas a russa se livrou bem do momento ruim e fez 5 a 2. No oitavo game, ela viu Clijsters cometer uma dupla-falta para fechar a partida em 6 a 2 com nova quebra de saque.

Com esssa vitória, Sharapova chega à decisão tendo perdido apenas um set, na estréia diante da francesa Camille Pin, em que a russa sofreu com o forte calor na Austrália. Depois disso, ela venceu a italiana Tathiana Garbin e suas compatriotas Anastassia Rodionova, Vera Zvonareva e Anna Chakvetadze.

Só para assinantes

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host