UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

20/10/2006 - 16h55

Nadal perde de "carrasco" e mantém jejum de 4 meses sem título

Da Redação*
Em São Paulo
Mesmo sendo o segundo melhor tenista do mundo na atualidade, o espanhol Rafael Nadal está tendo dificuldades para provar sua capacidade em pisos diferentes do saibro, sua especialidade. Nesta sexta-feira, ele foi eliminado do Masters Series de Madri pelo tcheco Tomas Berdych por 2 a 0, com parciais de 6-3 e 7-6 (8-6), e segue há mais de 4 meses sem títulos.

PROVOCAÇÃO DE BERDYCH
AFP
Rafael Nadal lamenta ponto perdido
Reuters
Berdych manda torcida se calar
AFP
Nadal reprovou atitude do colega
Reuters
Que não pareceu se importar muito com as vaias que recebeu em Madri
PERFIL DE RAFAEL NADAL
PERFIL DE TOMAS BERDYCH
Ele está desde o dia 11 de junho sem levantar um caneco. A sua última conquista foi em Roland Garros, e desde que a temporada de saibro acabou, Nadal está sem vencer um torneio. Ele chegou à final de Wimbledon, mas caiu diante de Roger Federer.

No jogo desta sexta, disputado em cimento indoor, Nadal perdeu para um de seus maiores carrascos no circuito. Tomas Berdych é um dos poucos tenistas que ostenta um retrospecto positivo diante do número 2 do mundo: são, agora, três vitórias contra uma do espanhol. Berdych aproveitou a vitória, obtida na casa do rival, para provocar a torcida com gestos.

Berdych, por sua vez, avança para as semifinais do Masters Series de Madri, onde enfrentará o chileno Fernando González, que despachou o sérvio Novak Djokovic por 2 sets a 1, parciais de 7-5, 5-7 e 7-5.

O tcheco segue em busca de seu primeiro título na temporada. Atual 11º no ranking da ATP, ele chegou às finais dos torneios de Mumbai e Halle, mas perdeu, respectivamente, para Tursunov e Federer.

A partida em si foi extremamente disputada. Ambos tenistas jogaram um tênis de alto nível, errando pouco e aplicando winners, voleios e saques precisos.

No primeiro set, Berdych aprioveitou a única chance que teve para quebrar o saque de Nadal. Com isso, abriu vantagem, e confirmou seus saques até fechar a parcial em 6-3.

O segundo set seguiu a mesma tônica. Os dois tenistas erraram muito pouco, e ambos confirmaram todos os seus serviços, levando a partida para o tie-break.

No desempate, Nadal começou melhor e abriu vantagem, mas logo o tcheco empatou e conseguiu um mini-break ao marcar 5 a 3. No entanto, o espanhol devolveu a quebra e ainda conseguiu um mini-break, chegando a 6 a 5. Sacando, ele desperdiçou o set point e viu o rival se recuperar. Em um erro infantil, Nadal concedeu um match point, que Berdych aproveitou com um potente saque.

Depois da vitória, Berdych ainda fez gesto de silêncio para a torcida, com o indicador sobre a boca. Evidentemente, foi vaiado sonoramente pelos espanhóis.

Quem certamente se beneficiará da atitude de Berdych será González, que no último jogo desta sexta-feira venceu Djokovic e se vingou da derrota sofrida para o sérvio em Roland Garros, em maio. Ele provavelmente terá toda a torcida madrilenha a seu favor para superar o algoz de Nadal neste sábado.

Atualizada às 19h37

Só para assinantes
Hospedagem: UOL Host