Topo

Djokovic não sabe se jogará Olimpíadas: 'Sem público, pensarei duas vezes '

Djokovic não sabe se jogará Olimpíadas - Reuters
Djokovic não sabe se jogará Olimpíadas Imagem: Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/05/2021 17h33

A menos de dois meses para os Jogos Olímpicos de Tóquio, Novak Djokovic, atual número 1 do ranking mundial de tênis, deixou em dúvida se irá ou não para o Japão. Em preparação final para disputar o torneio de Roland Garros, o sérvio disse hoje que pode pensar duas vezes antes de ir.

"Pretendo disputar os Jogos Olímpicos se os espectadores forem permitidos. Do contrário, pensarei duas vezes antes de participar", disse.

A declaração causou polêmica, mais uma vez, por ir na contra mão do que muitos outros tenistas demonstraram. Enquanto Rafael Nadal, Serena Williams e Naomi Osaka também colocaram em dúvida suas participações por conta da situação incerta e a japonesa e número 1 do mundo, chegou a questionar a relevância da realização dos jogos em meio à pandemia.

Sobre o público nos Jogos, já é certo que estrangeiros estão proibidos, mas o COI ainda não garantiu se os portões serão 100% fechados ou haverá espectadores nos estádios e arenas. No Japão, parte da população se mostra contrária à realização dos jogos e, no momento, a situação no sistema de saúde do país não é das mais confortáveis.

Essa é mais uma polêmica que Djokovic se envolve durante a pandemia. No começo da quarentena, em 2020, o tenista chamou atenção ao fazer lives em seu Instagram com um amigo e 'guru', que garante que com o poder da mente, você consegue transformar água de esgoto em pura. Na mesma época, sua esposa chegou a compartilhar conspirações de que a Covid tinha relação à rede 5G.

Pouco depois da primeira onda europeia abaixar o número de casos, ainda em junho de 2020, Djokovic resolveu realizar um torneio de tênis beneficente, mas com público que chegou a 4 mil pessoas em um dos jogos. O evento, que ocorreu na Croácia e na Sérvia, foi marcado por quebrar os protocolos de saúde contra a Covid, que resultaram em um Djoko infectado, assim como sua esposa. O torneio foi cancelado.

Não satisfeito, ainda no início da pandemia, o número 1 do mundo se mostrou contrário à vacinação obrigatória nos tenistas para a participação de campeonatos ao redor do mundo. O governo sérvio teve que rebater a declaração de Djokovic publicamente para reforçar a importância da vacinação.