Topo

Tenista eliminada de Roland Garros após erro de juíza sugere uso de VAR

Tenista Kristina Mladenovic - SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Tenista Kristina Mladenovic Imagem: SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/09/2020 16h57

A tenista Kristina Mladenovic sugeriu o uso do VAR semelhante ao do futebol no tênis após ser eliminada na primeira rodada de Roland Garros na manhã de hoje (29). A francesa foi derrotada por 2 sets a 0 (7/6 e 6/3) pela alemã Laura Siegemund em jogo marcado por erro da arbitragem.

Mladenovic, atual 44 do ranking, vencia por 5 a 1 e teria fechado o primeiro set se a juíza Eva Asderaki tivesse notado que a bola quicou duas vezes na quadra de Siegemund durante uma disputa. A árbitra, no entanto, não percebeu a infração e a alemã conseguiu a virada na sequência.

"Acho que o árbitro da cadeira foi a única pessoa que não viu [a infração] na quadra central", disse Mladenovic após a partida. "Os erros são humanos, mas não vejo como o árbitro pode não perceber isso. Infelizmente, ela [Siegemund] continuará em Roland Garros, e eu não."

Questionada se o tênis deveria adotar o árbitro de vídeo nas partidas, a francesa não titubeou. "Seria ótimo e evitaríamos um episódio triste como o que tive hoje", completou.

Vale lembrar que a modalidade já faz uso de tecnologia. O "hawk-eye" (em tradução do inglês, "olhos de falcão) é utilizado para determinar a trajetória da bola e sinalizar, mediante desafio, se o ponto foi válido ou não. Por outro lado, o VAR é um recurso de replay que pode ser usado pelo árbitro para rever uma determinada jogada no futebol.

Essa não foi a única polêmica recente envolvendo Kristina Mladenovic. No início de setembro, ela foi excluída da chave de duplas do Aberto dos Estados Unidos depois de ter tido contato com o compatriota Benoit Paire, diagnosticado com Covid-19. A tenista, no entanto, não havia testado positivo para a doença.