Topo

Banido do tênis e irmã ironizam coronavírus em vídeo: "Vocês que lutem"

Do UOL, em São Paulo

22/03/2020 11h03

Banido do tênis, o brasileiro João Souza, o Feijão, publicou nas redes sociais um vídeo controverso no qual ironiza a pandemia do novo coronavírus, o covid-19 (assista acima). Ele sugeriu que a irmã, Maria Clara Souza, teria levado o vírus a Mogi das Cruzes-SP, sua cidade-natal. Horas depois, desculpou-se.

"Eu levei o coronavírus para Mogi, desculpa, gente. Agora estou ótima, não estou de quarentena, e sigo plena. Vocês que lutem, Mogi que lute", disse Maria Clara no vídeo, sempre em tom sarcástico, enquanto Feijão dava risada.

"Mogi decretou estado de calamidade pública. E por causa de quem? Desta pobre louca aqui", respondeu o tenista, ainda entre risadas. Após a repercussão negativa, Feijão apagou o vídeo.

Localizada a cerca de 60km da cidade de São Paulo, Mogi das Cruzes-SP já tem um caso oficial de covid-19. Segundo o prefeito da cidade, ainda há um bebê de três meses em estado grave, internado na UTI, entre os casos suspeitos. Na sexta-feira (20), Mogi das Cruzes decretou estado de calamidade pública por causa da pandemia.

Ontem, o governo estadual determinou quarentena obrigatória em todos os municípios paulistas a partir desta terça-feira (24). O estado de São Paulo registra 396 casos oficiais de coronavírus e 15 pessoas mortas — em dados atualizados ontem.

João Souza já foi o tenista número 1 do Brasil e ocupou a 69ª posição do ranking da ATP. Há dois meses, ele foi banido do tênis e obrigado a pagar multa de 200 mil dólares (cerca de R$ 830 mil à época) por manipulação de resultados e outros delitos de corrupção. Aos 31 anos, ele está proibido de disputar qualquer partida oficial.

Pedido de desculpas

Horas após publicar o vídeo, João Souza voltou às redes sociais para apagá-lo e se desculpar "com quem achou que foi de mau gosto".

"Brincadeira de mau gosto para uns, falta de assunto para outros, motivos para julgar e carinho das pessoas que se preocupam. Não estamos e muito menos passamos coronavírus para ninguém; era só um papo entre irmãos que gravei e postei. Quem achou que foi de mau gosto, nos desculpem. Aos poucos que realmente se preocupam, sim, estamos bem, saudáveis e em casa", afirmou João Souza.