Topo

Organização adia Roland Garros para setembro em decorrência do coronavírus

Thomas SAMSON / AFP
Imagem: Thomas SAMSON / AFP

Do UOL, em São Paulo

17/03/2020 13h00

A organização de Roland Garros anunciou hoje o adiamento do Grand Slam em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Originalmente marcado para começar em 25 de maio e terminar em 7 de junho, o torneio será agora realizado entre 20 de setembro e 4 de outubro.

"Tomamos uma decisão difícil, mas corajosa, nessa situação sem precedentes, que evoluiu bastante desde o fim de semana passado. Estamos agindo de forma responsável e devemos trabalhar juntos na luta para garantir a saúde e a segurança de todos", argumentou Bernard Giudicelli, presidente da Federação Francesa de Tênis (FFT), entidade que organiza o major.

Em nota oficial, a FFT diz que "embora ninguém consiga prever qual será a situação em 18 de maio", em data a uma semana da data original do começo da competição, "as atuais medidas de confinamento tornaram impossível continuar com nossos preparativos e, como resultado, não podemos realizar o torneio nas datas originalmente planejadas".

Caso mantidas as datas, a edição 2020 de Roland Garros acontecerá uma semana após o US Open. A competição em Nova York está marcada para começar em 24 de agosto e terminar em 13 de setembro.

"Para agir de forma responsável e proteger a saúde de seus funcionários, prestadores de serviços e fornecedores durante o período da organização, a FFT escolheu a única opção que lhes permitirá manter a edição 2020 do torneio enquanto se junta à luta contra a Covid-19", diz a nota oficial do torneio francês.

"Neste período importante de sua história, e como o progresso da modernização do estádio significa que o torneio pode ser realizado no momento, a FFT estava empenhada em manter o torneio de 2020. Portanto, o Roland Garros deste ano será realizado de 20 de setembro a 4 de outubro", acrescentou a organização, que promete que ingressos comprados para a data original serão reembolsados ou trocados para as novas datas.

A mudança na programação não é a primeira no mundo do tênis causada pelo contágio internacional. Na última semana, a Associação de Tenistas Profissionais (ATP) já anunciou a suspensão de torneios até o dia 26 de abril.