Topo

Tenista passa mal com fumaça, abandona jogo e critica Aberto da Austrália

Dalila Jakupovic durante partida no Aberto da Austrália - Reprodução
Dalila Jakupovic durante partida no Aberto da Austrália Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/01/2020 08h59

A eslovena Dalila Jakupovic abandonou sua partida de estreia no qualifying do Aberto da Austrália e fez duras críticas à organização por permitir a realização de jogos mesmo em condições adversas por causa da qualidade do ar em Melbourne.

A cidade é uma das que sofre com os efeitos da fumaça procedente dos incêndios que assolam a Austrália há meses e deixaram pelo menos 27 mortos e destruíram cerca de 2 mil casas.

"Foi muito ruim. Eu nunca experimentei algo assim. Eu estava com muito medo de desmaiar porque não conseguia mais andar. Acho que não foi justo porque não é saudável para nós. Fiquei surpresa. Pensei que não jogaríamos hoje, mas realmente não temos muita escolha", disse Jakupovic.

Jakupovic abandonou a partida no segundo set mesmo em vantagem no placar em relação a sua adversária, a suíça Stefanie Vogelepelo (6/4 e 5/6). A tenista se disse contrariada com a situação, mas ressaltou que o medo a fez tomar a decisão.

"Estou com raiva e triste. Estou mais triste porque tive a vitória (ao meu alcance) e simplesmente não consegui terminar. Eu nem tenho asma e não tenho problemas respiratórios devido ao calor, mas fiquei com medo", disse.

Em resposta, a organização disse que monitora a qualidade do ar e tomará decisões levando sempre em consideração a saúde dos atletas. Hoje, os treinos de tenistas como Alexander Zverev e David Goffin foram suspensos.

"Como sempre, a saúde e a segurança dos nossos jogadores, do nosso pessoal e do nosso público são nossas prioridades", diz o comunicado.