Topo

Pai de Djokovic critica Federer: "Um grande campeão, mas um homem pequeno"

Roger Federer e Novak Djokovic, na Laver Cup - Jim Young/AP Photo
Roger Federer e Novak Djokovic, na Laver Cup Imagem: Jim Young/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

06/10/2018 17h00

Depois de um desentendimento em 2006, a relação entre Novak Djokovic e Roger Federer nunca foi muito boa. Os dois, no entanto, aparentemente fizeram as pazes há cerca de duas semanas, quando jogaram juntos pelo time Europa, na Laver Cup. Apesar da reunião dos dois, o pai do sérvio não mudou muito sua ideia sobre o suíço.

Em entrevista ao tablóide inglês Daily Express, Srdjan Djokovic afirmou que "à época, disse Federer era um grande campeão, mas um homem pequeno. Ainda penso o mesmo sobre ele hoje em dia". "Recentemente, ele mudou sua postura. Ele é até um técnico, foi possível vê-lo dando sugestões da Novak na Laver Cup", completou.

A animosidade entre ambos começou em 2006, durante o confronto na Copa Davis. Jogando contra Stanislas Wawrinka, Djokovic pediu atendimento médico, o que foi entendido por Federer como um meio de esfriar o jogo.

"Eu não acredito nas contusões dele. Estou falando sério. Eu acho que não é real quando ele tem essas lesões", afirmou, após a partida. 

Federer voltou a criticar Djokovic em 2009, depois que o sérvio desistiu das quartas de final do Aberto da Austrália, quando perdia por 2 sets a 1 para Andy Roddick. Adversário do americano na semifinal daquela edição, Federer declarou que Djokovic "não é o tipo de cara que nunca desistiu antes. É decepcionante. "Eu fiz isso uma vez só na minha carreira. Andy mereceu vencer a partida completamente."

"Sou quase a favor de dizer que, se você não está em condições, apenas saia daqui. Se Novak estivesse vencendo por 2 sets a 0, não acho que ele teria desistido se estivesse perdendo por 4 a 0 no quarto set. Graças a Andy que ele desistiu no final. Andy o levou ao limite. Tiro o chapéu para ele", encerrou.