Topo

Federer frustra, perde para 175º do mundo e deixará liderança do ranking

Michael Kooren/Reuters
Imagem: Michael Kooren/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/03/2018 20h16

A zebra deu as caras no Masters 1000 de Miami. Neste sábado (24), Roger Federer foi eliminado pelo australiano Thanasi  Kokkinakis, número 175 do mundo, após derrota por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 (7-4). Com a queda na segunda rodada do torneio, o suíço perderá a primeira colocação do ranking para Rafael Nadal na atualização que será divulgada em 2 de abril, depois do término da disputa em Miami. Curiosamente, o novo líder da ATP nem sequer está disputando a competição.

A eliminação de Federer se deu de forma surpreendente. O suíço venceu o primeiro set sem complicações por 6/3 após 34 minutos. No set seguinte, no entanto, o enredo mudou, Kokkinakis conseguiu uma quebra logo no primeiro game e sustentou a vantagem para fechar também em 6/3.

O set decisivo foi marcado por bastante equilíbrio entre os tenistas. Sem quebras, a disputa foi para o tie-break e o australiano conseguiu a façanha ao vencer por 7 a 4.

Esta foi a segunda derrota consecutiva de Federer na temporada, fato que não acontecia desde 2014. Após iniciar o ano com 17 vitórias seguidas, o suíço havia sido superado na última semana pelo argentino Juan Martín Del Potro na final de Indian Wells.

Com a vitória, Thanasi Kokkinakis, de 21 anos, se tornou o menor ranqueado a conseguir superar um número 1 desde 2003, quando o espanhol Francisco Clavet (número 178 à época) venceu o então líder do ranking Lleyton Hewitt.

Após derrota, Federer desiste de temporada no saibro

Logo após a derrota, mais uma surpresa para os fãs de Roger Federer. Em entrevista depois da partida, o suíço revelou que não disputará os torneios de saibro na atual temporada, incluindo Roland Garros. 

Em 2017, Federer já havia se ausentado do torneio em Paris, o principal do circuito no saibro.