Topo

Nadal abandona jogo no 5º set e Cilic avança à semifinal em Melbourne

Rafael Nadal durante jogo contra Marin Cilic - Issei Kato/Reuters
Rafael Nadal durante jogo contra Marin Cilic Imagem: Issei Kato/Reuters

Do UOL, com agências internacionais

23/01/2018 10h05

Com dores na virilha direita desde o quarto set, o espanhol Rafael Nadal abandonou o jogo contra o croata Marin Cilic quando perdia por 2 games a 0 a quinta parcial e se despediu do Aberto da Austrália nas quartas de final. A partida de três horas e 47 minutos terminou com o placar de 3/6, 6/3, 6/7 (5-7), 6/2 e 2/0 a favor do croata.

Nadal ganhava por 2 a 1, depois de uma vitória apertada no tie-break do terceiro set, quando começou a sentir dores. Ele pediu atendimento e seguiu no jogo, mas visivelmente teve a mobilidade prejudicada no quarto set, quando já foi dominado por Cilic.

Depois de ter o serviço quebrado no segundo game da parcial decisiva, Nadal avisou ao árbitro e a Cilic que não tinha mais condições de seguir em um jogo que, nos três primeiros sets, foi marcado por equilíbrio e alto nível de tênis.

Nadal atendimento - Edgar Su/Reuters - Edgar Su/Reuters
Rafael Nadal recebe atendimento médico no jogo contra Marin Cilic
Imagem: Edgar Su/Reuters
Atual número 6 do mundo, Cilic chega pela segunda vez na carreira à semifinal em Melbourne, depois de oito anos. Ele também anotou a segunda vitória em sete jogos contra Nadal, sendo que a primeira vitória foi conquistada em 2009.

"Estávamos fazendo uma grande partida. É uma pena pro Rafa, que é um grande lutador, terminar assim", lamentou Cilic.

Por uma vaga na decisão, Cilic enfrentará o britânico Kyle Edmund, que nesta terça-feira surpreendeu o búlgaro Grigor Dimitrov, terceiro cabeça-de-chave, por 3 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6, 6/3 e 6/4.

Atual número um do mundo, Nadal manterá o posto mesmo que o vice-líder Roger Federer vença o título em Melbourne. Campeão em 2009, o espanhol perdeu mais uma chance de bicampeonato do Aberto da Austrália, sendo que ele foi outras três vezes vice-campeão, a última em 2017.

Com a queda de Nadal, restam apenas três cabeças de chave vivos no masculino: Cilic (6), Federer (2) e Tomas Berdych (19). Estes dois últimos se enfrentam nesta quarta-feira, pelas quartas de final.

Clique aqui e veja todos os resultados da rodada.