PUBLICIDADE
Topo

Tênis

Thiago luta e salva match point, mas perde em estreia nos EUA; Bellucci cai

Fernando Narazaki

Do UOL, em Nova York (EUA)*

30/08/2017 17h35Atualizada em 30/08/2017 18h47

Thiago Monteiro está fora do Aberto dos EUA. Nesta quarta-feira (30), o tenista, 113º colocado no ranking da ATP, perdeu para o tunisiano Malek Jaziri, 80º, por 3 sets a 2, com parciais de 7/6 (7/5), 4/6, 6/3, 5/7 e 6/4, em sua primeira partida da carreira no Grand Slam. O cearense chegou a salvar dois match points durante o jogo.

Foi a primeira partida oficial de Thiago na chave principal do Aberto dos EUA, já que o tenista nunca havia passado do qualifying da competição. O jogo entra para uma temporada histórica para o brasileiro, que venceu suas partidas de estreia em Roland Garros e Wimbledon, conquistando os dois primeiros triunfos em torneios do tipo de sua carreira.

Os tenistas começaram a partida impondo seus serviços. Thiago chegou a ser quebrado no 11 game e viu Jaziri sacar com 6/5 a favor, mas reagiu e empatou a parcial. No entanto, o tunisiano levou a melhor no tiebreak, vencendo por 7/5 e abrindo 1 a 0.

No segundo set, Thiago quebrou seu adversário no quinto game. O brasileiro aproveitou a vantagem para fechar a parcial em 6/4, empatando a partida.

Após conseguir igualar o placar, Thiago foi quebrado em seu primeiro serviço no terceiro set, o que fez com que Jaziri abrisse 3/0.  O tunisiano administrou a vantagem e venceu a parcial com 6/3, abrindo 2 a 1 no jogo.

Jaziri voltou a quebrar Thiago no quarto set e chegou a sacar com 5/4 e 40/15 a favor. Mas o tunisiano cometeu duas duplas faltas e cedeu o empate ao brasileiro, que voltou para o jogo. O cearense aproveitou o embalo, virou pata 7/5 e empatou a partida.

Apesar do bom momento, Thiago começou o quinto set sendo quebrado por Jaziri, que abriu 2/0. O brasileiro mais uma vez não se entregou e devolveu o ponto no serviço do adversário, empatando em 3/3.

Thiago Monteiro deixa a quadra após derrota na estreia do Aberto dos EUA - Fernando Narazaki/UOL - Fernando Narazaki/UOL
Imagem: Fernando Narazaki/UOL

No entanto, Jaziri reagiu, voltou a quebrar Thiago e abriu 5/3. Dessa vez, o brasileiro não conseguiu reagir, permitindo que o tunisiano fizesse 6/4 e vencesse o jogo.

Na segunda rodada, Jaziri vai enfrentar o australiano John Millman, 235º no ranking mundial, que estreou com vitória sobre o compatriota Nick Kyrgios, 17º colocado no ranking mundial e cabeça-de-chave número 14 do Aberto dos EUA.

Bellucci perde para Brown em sets diretos e está fora

Thomaz Bellucci está fora do Aberto dos EUA. Nesta quarta-feira (30), o tenista brasileiro, 76º colocado no ranking da ATP, perdeu para o alemão Dustin Brown, 116º, por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/3 e 6/2, em jogo válido pela primeira rodada do Grand Slam.

Bellucci teve seu serviço quebrado logo no começo do primeiro set, dando a Brown a vantagem. O alemão administrou a parcial para vencê-la por 6/4, abrindo 1/0 na partida.

Brown voltou a quebrar Bellucci no início do segundo set, ficando em vantagem novamente. Assim, o tenista alemão conseguiu abrir 2 a 0 vencendo a parcial por 6/3.

O roteiro do terceiro set foi semelhante. Brown começou com quebra, mas dessa vez Bellucci chegou a devolvê-la. No entanto, o alemão voltou a pontuar no serviço do brasileiro, deslanchou e venceu a parcial por 6/2, garantindo sua vitória.

Após a derrota, o brasileiro elogiou o desempenho do adversário e disse que precisa treinar para ter um final de temporada positivo. "Tive pouquíssima chance hoje. Ele sacou muito bem, voleou bem e também devolveu bem. Ele estava confortável e eu não consegui fazer nada. Faltou tudo hoje, não estive bem e preciso treinar e trabalhar para terminar bem a temporada", declarou.

"Vou sentar com o André (Sá, técnico de Bellucci) e ver como fazer. Não quero pensar na Copa Davis, só penso no agora em melhorar. O importante é me recuperar e me sentir bem em quadra", completou.

Brown ganhou 93% dos pontos que disputou no primeiro saque. Ele fez 16 aces, contra apenas três de Bellucci. 

Na segunda rodada, Brown vai enfrentar o vencedor do duelo entre o italiano Andreas Seppi e o espanhol Roberto Bautista Agut.

*O jornalista viajou a convite da ESPN

Tênis