Topo

Tenista britânico é pego em exame antidoping após uso de cocaína

Daniel Evans passou por exames no dia de jogo contra o brasileiro Thiago Monteiro no ATP 500 de Barcelona; britânico assume uso, mas diz não ter relação com competições - François Xavier/AFP Photo
Daniel Evans passou por exames no dia de jogo contra o brasileiro Thiago Monteiro no ATP 500 de Barcelona; britânico assume uso, mas diz não ter relação com competições Imagem: François Xavier/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

23/06/2017 15h26

A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou nesta sexta-feira (23) que o tenista britânico Daniel Evans foi flagrado em um exame antidoping.

Atual número 50 do ranking da ATP, Evans passou por testes em 24 de abril, durante o ATP 500 de Barcelona. Na competição em questão, passou pelo brasileiro Thiago Monteiro e pelo alemão Mischa Zverev, antes de cair nas oitavas de final diante do austríaco Dominic Thiem.

Segundo nota divulada pela ITF, o exame – feito justamente no dia da partida contra Thiago Monteiro – encontrou traços de cocaína no sangue de Evan. O tenista britânico, já provisoriamente suspenso do circuito profissional, não contestou o laudo.

“A amostra foi analisada por um laboratório credenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) em Montreal, no Canadá. Nela foi encontrada cocaína e seu metabólito”, diz o comunicado da ITF.

“Como resultados positivos de testes para substâncias proibidas implicam em uma suspensão provisória obrigatória, Evans será provisoriamente suspensa a partir de 26 de junho”, completa.

Participante da campanha do título da Grã-Bretanha na Copa Davis de 2015, na qual perdeu seus dois jogos nas semifinais diante da Austrália, Evans admitiu à imprensa britânica ter “decepcionado muita gente”. Em declarações publicadas pelo site da rede de TV britânica BBC, o tenista assumiu o uso de drogas.

“Eu cometi um erro e devo reconhecê-lo”, afirmou Evans, que diz que o uso de cocaína não teve qualquer influência esportiva. “É importante que vocês saibam que aconteceu fora de competição, em um contexto sem relação com o tênis”, acrescentou.