Topo

Impecável, Nadal supera Raonic e volta a uma semi de Grand Slam após 3 anos

Do UOL, em São Paulo

25/01/2017 09h20

Depois de quase três anos, Rafael Nadal (9º colocado do ranking mundial) está de volta a uma semifinal de Grand Slam. Nesta quarta-feira, o espanhol superou Milos Raonic (3º) por 3 sets a 0 (6/4, 7/6 [9/7] e 6/4) nas quartas de final do Aberto da Austrália, em duelo de 2h44min de duração.

A última vez que o espanhol havia alcançado esta fase em um Major havia sido em junho de 2014, quando acabou com o título em Roland Garros. Naquele mesmo ano, foi vice-campeão em Melbourne.

Em busca de uma vaga na decisão, Nadal enfrentará na quinta-feira Grigor Dimitrov (15º). O búlgaro superou David Goffin por 3 sets a 0 (6/3, 6/2 e 6/4) para chegar a segunda semifinal de Grand Slam da carreira - a outra havia sido em Wimbledon, em 2014.

Nadal teve uma atuação praticamente impecável contra o rival canadense. Ele não teve o seu saque quebrado em nenhuma oportunidade. O momento em que esteve mais ameaçado foi no segundo set, quando conseguiu salvar seis set points de Raonic. No tie break, o canadense chegou a sacar em 6 a 5, mas cometeu uma dupla falta e depois acabou derrotado.

No terceiro set, Nadal chegou à vitória por 6 a 4 ao quebrar o saque de Raonic no décimo game.

Esta foi a sétima vitória do espanhol sobre o canadense em nove duelos realizados e serviu como uma revanche da derrota sofrida há três semanas no ATP 250 de Brisbane (AUS), quando caiu por 2 sets a 1.

"Ele me venceu há três semanas então decidi entrar mais na quadra e colocar pressão, ser mais agressivo. Eu sabia que precisava estar bem focado", afirmou o espanhol.

Nadal busca o seu segundo título em Melbourne. O único até hoje foi em 2009, quando derrotou Roger Federer na final. E a decisão poderá se repetir neste ano, uma vez que o suíço está na outra semifinal e enfrentará o compatriota Stan Wawrinka.