Topo

Nadal vence jogo de mais de 4 horas e avança às oitavas na Austrália

Jason Reed/Reuters
Imagem: Jason Reed/Reuters

Do UOL, com agências EFE e AFP

21/01/2017 07h14

Em um jogo com quatro horas e cinco minutos decidido apenas no set final, o espanhol Rafael Nadal conseguiu uma dura vitória sobre o alemão Alexander Zverev neste sábado (21) e avançou às oitavas de final do Aberto da Austrália. No final, o cabeça-de-chave número nove do torneio e ex-número um do mundo eliminou o rival de apenas 19 anos por 3 a 2, parciais de 4/6, 6/3, 6/7 (5-7), 6/3 e 6/2.

Nadal esteve por duas vezes atrás do placar em sets, com Zverev não aparentando pressão pro enfrentar o campeão do torneio de 2009. Porém, o espanhol cresceu na partida a partir do quarto set e garantiu a virada diante de um rival visivelmente desgastado. "Falei para mim que hoje era o dia", disse ao fim do jogo.

O espanhol, ex-número um mundial e vencedor de 14 torneios de Grand Slam, tenta retornar ao seu melhor nível após um ano de 2016 difícil, devido a uma lesão no pulso.

Nas oitavas, Nadal terá pela frente o francês Gael Monfils ,que venceu o alemão Phillip Kohlschreiber por 6/3, 7/6 (7-1) e 6/4. 

Número 3 do mundo, o canadense Milos Raonic também está entre os 16 melhores em Melbourne. O vice-campeão de Wimbledon em 2016 encarou o francês Gilles Simon, algoz do brasileiro Rogério Dutra Silva na fase anterior, e venceu por 3 a 1, com 6/2, 7/6(7-5), 3/6 e 6/3.

O próximo adversário de Raonic será Roberto Bautista Agut, que superou David Ferrer em duelo de espanhóis com um triunfo também por 3 a 1. As parciais foram de 7-5, 6-7(6), 7-6(3) e 6-4.

Outro integrante do top 10 que se colocou nas oitavas foi o austríaco Dominic Thiem, que bateu o também francês Benoit Paire por 3 a 1, com parciais de 6-1, 4-6, 6-4 e 6-4 e agora vai encarar o belga David Goffin. O 13º favorito passou pelo 20º, o croata Ivo Karlovic, que deu adeus em Melbourne com nada menos que 119 aces encaixados.

Brasileiros

Nas duplas masculinas, os dois brasileiros que entraram em quadra venceram. Marcelo Melo, que em 2017 iniciou uma parceria com o polonês Lukasz Kubot, ganhou do americano Nicholas Monroe e do neozelandês Artem Sitak e nas oitavas reverá o antigo companheiro, o croata Ivan Dodig, que agora atua com o espanhol Marcelo Granollers.

Já Marcelo Demoliner e o também neozelandês Marcus Daniell derrubaram a dupla cabeça de chave número 6, formada pelo sul-africano Raven Klaasen e o americano Rajeev Ram, vice-campeões das Finais da ATP, e terão pela frente os australianos Sam Groth e Chris Guccione.

Feminino

Hexacampeã do torneio, Serena Williams derrotou a compariota Nicole Gibbs com fáceis 6/1 e 6;3 e medirá forças nas oitavas de final com a tcheca Barbora Strycova, algoz da francesa Caroline Garcia

A grande surpresa do dia entre as mulheres foi a queda da eslovaca Dominika Cibulkova, quinta cabeça de chave e atual campeã das Finais da WTA, que perdeu para a russa Ekaterina Makarova. Já a britânica Johanna Konta, número 9 do mundo, superou a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-líder do ranking e atualmente em 20º lugar.
 

Veja aqui todos os resultados do dia do Aberto da Austrália.