Topo

Tenista Ana Ivanovic anuncia aposentadoria aos 29 anos

Do UOL, em São Paulo

28/12/2016 16h09

A tenista sérvia Ana Ivanovic anunciou nesta quarta-feira (28) a aposentadoria do tênis profissional aos 29 anos. 

"Eu não anunciei em nenhum outro lugar porque eu acho que vocês merecem ouvir primeiro. Não tem outro jeito de dizer: eu decidi me aposentar do tênis profissional", declarou a tenista em uma transmissão ao vivo em sua página oficial no Facebook. "Foi uma decisão difícil, mas há muito o que celebrar."

Ivanovic lembrou o início de sua carreira e disse ter realizado o sonho que tinha desde os cinco anos. A tenista conquistou 15 títulos do circuito da WTA, além de chegar a três finais de Grand Slams, dentre elas o título de Roland Garros em 2008, quando superou a russa Dinara Safina na final. No mesmo ano, assumiu a liderança do ranking mundial, algo que, no anúncio da aposentadoria, disse jamais ter sonhado alcançar.

Logo após a notícia, canais oficiais da WTA e de Roland Garros agradeceram pela carreira da tenista e se despediram dela.

"Estar no topo em qualquer esporte profissional exige a melhor forma física e não é segredo que eu vinha sofrendo com lesões. Para mim, meus fãs, meninos e meninas que podem estar me assistindo, eu só posso jogar se eu corresponder aos meus padrões altos de qualidade e eu não consigo mais fazer isso, então é hora de seguir adiante", explicou.

Fora do tênis, Ivanovic declarou que pretende atuar como embaixadora do esporte e da saúde, além de explorar oportunidades de negócios, em especial nas áreas da beleza e moda. A ex-tenista também quer dedicar mais tempo a atividades filantrópicas, em parceria com a Unicef. "Eu vivi meus sonhos e quero ajudar os outros a realizarem os seus de verdade", concluiu.