Topo

Primeiro dia da final da Davis tem Maradona enlouquecido e empate em quadra

Cilic anota ponto em vitória contra Delbonis na abertura da final - AP Photo/Darko Bandic
Cilic anota ponto em vitória contra Delbonis na abertura da final Imagem: AP Photo/Darko Bandic

Do UOL, em São Paulo

25/11/2016 14h40

A Argentina precisará virar o confronto com a Croácia se quiser conquistar o primeiro título da Copa Davis de sua história em cinco finais disputadas. Na partida inicial do duelo, na tarde desta sexta-feira em Zagreb, Marin Cilic (sexto colocado do ranking mundial) suou bastante, mas conseguiu confirmar o seu favoritismo e superar Federico Delbonis (41º). Já no segundo jogo, Juan Martin del Potro (38º) também precisou para se esforçar para bater Ivo Karlovic (20º), empatando o confronto. 

Na abertura da decisão, em partida de 3h30min de duração, o Cilic fez 3 sets a 2, com parciais de 6/3, 7/5, 3/6, 1/6 e 6/2. Com o resultado, a Croácia abriu 1 a 0 na série em melhor de cinco jogos. Mais tarde, no entanto, Del Potro despachou por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/7 (6-8), 6/3 e 7/5.
 

Maradona rouba a cena

Maradona - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Diego Maradona viajou à Zagreb para acompanhar a decisão ao lado de sua namorada Rocío Oliva e de amigos e roubou a cena na Arena de Zagreb.

Ele cantou e apoiou Delbonis durante toda a partida e chegou a girar uma camiseta em alguns momentos.

Maradona também foi flagrado fazendo um gesto que a Argentina estava sendo roubada após não entender uma marcação correta do árbitro de cadeira a favor de Cilic.

O ex-jogador foi bastante assediado e recebeu diversos pedidos de foto dos croatas que estavam perto de seu camarote.

Marin Cilic x Federico Delbonis

Os dois primeiros sets deram a impressão de que Cilic liquidaria a partida de forma tranquila. Com bons saques e sem ser quebrado nenhuma vez colocou muita pressão no adversário e em apenas 1h25 abriu 2 a 0.

Delbonis porém não se entregou e iniciou uma reação. No segundo game, obteve sua primeira quebra e voltou a repetir o feito no oitavo para na sequência sacar para fechar o set em 6 a 3.

Embalado pela vitória no terceiro set, o argentino já começou a série seguinte com uma quebra no primeiro game. Com um duplo break point à disposição, o argentino viu o rival cometer uma dupla falta e largou na frente.

Com Cilic visivelmente sem a mesma confiança dos dois primeiros sets, Delbonis não diminuiu o ritmo, confirmou seus saques e ainda conseguiu mais uma quebra para abrir 4 a 0.  A vitória por 6 a 1 veio após o croata acertar um smash na rede, de forma inacreditável.

No último set, Cilic voltou a tomar as rédeas do duelo e quebrou o adversário logo no primeiro game. Voltou a repetir o feito no sétimo e depois fechou em 6 a 2.

Karlovic x Del Potro

Del Potro empatou a decisão da Davis para a Argentina - AP/Darko Vojinovic - AP/Darko Vojinovic
Del Potro empatou a decisão da Davis para a Argentina
Imagem: AP/Darko Vojinovic

Del Potro não teve trabalho para fechar o primeiro set. Confiante, o argentino conseguiu uma quebra e contou com ótimos serviços para vencer por 6/4. Ao todo, acertou o primeiro saque em 77% da vezes e ganhou nada menos que 94% destes pontos.

Karlovic, que não ganhava um set de Del Potro desde Roland Garros de 2011, reagiu. Apostando tudo, ele forçou nos saques e teve o retorno no segundo set. Com 13 aces e 90% de aproveitamento nos pontos de primeiro saque, conseguiu levar a partida para o tiebreak e venceu após virar a parcial, fechando em 7-6.

No terceiro set, os dois tenistas demonstraram um equilíbrio até o oitavo game, quando Del Potro melhorou nas devoluções e induziu seguidos erros de Karlovic, quebrando o saque do croata. Na sequência, precisou apenas administrar seus serviços fechar a parcial em 6/3.

No quarto set, mesmo atrás do placar, Karlovic não entregou os pontos e deu trabalho para Delpo, como o argentino também é conhecido. Abusando do estilo saque-voleio, o croata conseguiu levar a parcial empatada até o 11º game, quando errou durante seu serviço e proporcionou uma quebra ao riva. Por fim, Del Potro apenas confirmou o saque para fechar o jogo em 7/5.

Confira os duelos da final:

Sexta-feira
Marin Cilic 3 x 2 Federico Delbonis - 6/3, 7/5, 3/6, 1/6 e 6/2
Ivo Karlovic x Juan Martín del Potro - 6/4, 6/7 (6-8), 6/3 e 7/5

Sábado
Ivan Dodig/Franko Skugor x Leonardo Mayer/Guido Pella

Domingo
Marin Cilic x Juan Martín del Potro
Ivo Karlovic x Fedrico Delbinis