Topo

Em estreia na Davis, Monteiro só ganha quatro games e Bélgica sai na frente

Cristiano Andujar/CBT
Imagem: Cristiano Andujar/CBT

Do UOL, em São Paulo

16/09/2016 10h49

Em seu primeiro jogo representando o Brasil na história da Copa Davis, Thiago Monteiro (101º do ranking mundial) não resistiu ao favoritismo de David Goffin (14º) e a Bélgica abriu 1 a 0 na repescagem do Grupo Mundial disputada na cidade de Oostende.

O cearense de 22 anos, especialista em quadras de saibro, não se encontrou em nenhum momento no piso rápido, venceu somente quatro games e ainda levou um pneu. Em 1h38min de partida, Goffin fez 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/2 e 6/0.

"Foi um clima diferente. Fico feliz por ter jogado este jogo. Sabia que o Goffin era uma cara difícil. Hoje ele estava muito regular, devolveu muito bem e foi agressivo. Não foi fácil para mim. Tentei variar o saque, acelerar mais a bola. Mas ele esteve firme e soube administrar bem a a partida", disse Monteiro ao SporTV. 

"Joguei muito bem, consegui me impor desde o começo da partida. Fico feliz por ter conseguido este ponto é uma vitória importante para nós", afirmou Goffin.

Nesta sexta-feira, Thomaz Bellucci (79º do mundo) enfrentará o belga Steve Darcis (103º) para tentar igualar o duelo que vale uma vaga na elite do tênis do mundial em 2017.

Em caso de derrota no confronto que termina no domingo, o Brasil será obrigado a jogar novamente o Zonal Americano no próximo ano.

A Bélgica é a atual vice-campeã da Copa Davis. Na final de 2015, foi superada pelo Reino Unido.

Números comprovam o domínio total de Goffin

As estatísticas da partida entre Monteiro e Goffin mostram o domínio total do belga e explicam a vitória sem nenhum tipo de susto.

O brasileiro teve o seu serviço quebrado em seis oportunidades e ganhou somente 44 pontos dos 129 disputados.

Goffin também colocou muita pressão com boas subidas na rede. Foram 13 pontos ganhos em 19 tentativas. Acuado no fundo da quadra, Monteiro só foi três vezes à rede e ganhou um ponto.

O que disse o blogueiro do UOL