Topo

Britânico número 772 do mundo dá show à parte, mas é eliminado por Federer

Marcus Willis, que perdeu por 3 a 0, comemora após vencer seu 1º game na partida - Tony O"Brien/Reuters
Marcus Willis, que perdeu por 3 a 0, comemora após vencer seu 1º game na partida Imagem: Tony O'Brien/Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/06/2016 14h26

Em uma das partidas mais inusitadas da história recente de Wimbledon, o maior campeão do torneio, Roger Federer, eliminou, como esperado, em sets diretos o azarão inglês Marcus Willis nesta quarta-feira (29), na segunda rodada. Mas o resultado de 3 a 0, com parciais de 6-0, 6-3 e 6-4, foi só um detalhe em um jogo diferente de praticamente qualquer outro.

Diante de uma das maiores lendas do esporte, Willis - um professor de tênis de 25 anos, número 772 do ranking e que jamais havia disputado um torneio de nível ATP no simples - foi um show à parte. Além da torcida quase toda a seu favor, ele usou uma camisa da Nike com o logotipo de Roger Federer e vibrou em cada ponto como se fosse um game, e em cada game como se fosse um título.

Não foi o bastante para eliminar o heptacampeão de Wimbledon, mas foi mais do que suficiente para soprar alegria e diversão na quadra central do All England Club. Na terceira rodada, Federer enfrenta quem passar entre o britânico Daniel Evans e o ucraniano Alexandr Dolgopolov.

Eu mereço uma cerveja agora" Marcus Willis, após a derrota para Federer

Teve ace, lob e "ajudinha" de Federer

Federer e Willis - Tony O'Brien/Reuters - Tony O'Brien/Reuters
Marcus Willis com Roger Federer antes do jogo: essa ele vai contar para os netos
Imagem: Tony O'Brien/Reuters

Willis chegou à segunda rodada após passar pelo pré-classificatório, pelo classificatório e ainda ganhar o primeiro jogo da chave principal. Assim, era a maior zebra da história recente de Wimbledon e justamente diante do maior campeão do Grand Slam inglês.

Como não poderia deixar de ser, o britânico, que vive basicamente de dar aulas a tenistas amadores, não perdeu a chance e tirou onda: comemorou um ace como se fosse um game, aplicou um lob fantástico sobre Federer e fez até o juiz de cadeira rir ao acertar uma bola vencedora na paralela.

Marcus Willis com camisa de Federer - Julian Finney/Getty Images - Julian Finney/Getty Images
Willis jogou com uma camisa que tinha o logotipo da marca de Federer na manga
Imagem: Julian Finney/Getty Images

Teve até uma ajuda do suíço, que nitidamente segurou o braço e atuou relaxado em alguns lances. Em uma bola para fora de Willis, Federer foi quem pediu a revisão eletrônica. A bola realmente tinha sido dentro, e o ponto foi para Willis.

E quando o inglês venceu seu primeiro game no jogo, após levar de 6-0 no primeiro set, ergueu os braços e foi ovacionado de pé pelo estádio. Era o dia dele.

Torcida de Willis rouba a cena

Namorada de Marcus Willis - Tim Ireland/AP - Tim Ireland/AP
Jennifer Bate (à esq.), namorada de Willis, vibrou a cada ponto do inglês
Imagem: Tim Ireland/AP

Com exceção de alguns fanáticos por Roger Federer, a torcida na quadra central foi quase toda para o azarão da casa. Mas quem realmente se destacou foram os amigos e a namorada de Willis, várias vezes filmados na transmissão oficial.

Responsável por fazer o namorado não desistir do sonho de disputar Wimbledon, Jennifer Bate comemorou muito a cada bola vencedora de Willis ou a cada erro de Federer. Já os colegas do inglês, trajados como tenistas, fizeram farra e muito barulho na arquibancada.

Federer tem uma legião de fãs, mas Willis mostrou que tem amigos, que ficaram durante a 1 hora e 24 minutos torcendo fielmente.

Amigos de Marcus Willis - Tony O'Brien/Reuters - Tony O'Brien/Reuters
Amigos de Marcus Willis tiram os sapatos na arquibancada e fazem festa
Imagem: Tony O'Brien/Reuters